Quais são as lesões pigmentadas?

Índice

Quais são as lesões pigmentadas?

Quais são as lesões pigmentadas?

As lesões pigmentadas encontradas na cavidade oral normalmente são: mácula melanótica oral, melanoma, pigmentações relacionadas ao uso de drogas e medicamentos, o melanoacantoma oral e o nevo melanocítico oral.

O que são células Nevicas?

Os nevos melanocíticos são lesões cutâneas pigmentares, congénitas ou adquiridas, constituídas por aglomerados (ninhos ou tecas) de células melanocíticas ou melanócitos, anteriormente também designadas como células névicas ou nevócitos.

Quais são os parâmetros clínicos que devem ser considerados ao se examinar lesões orais pigmentadas explique?

As lesões pigmentadas da cavidade oral representam uma variedade de entidades clínicas que incluem desde alterações fisiológicas, como a pigmentação racial, à manifestações sistêmicas, caso da doença de Addison e ainda a presença de neoplasias malignas citando-se neste caso o melanoma.

Quais são as lesões fundamentais?

· Importância: Todo diagnóstico norteia-se pela história e pelas características clínicas da lesão, que se enquadram dentro de algum tipo de lesão fundamental (mácula ou mancha, placa, erosão, úlcera ou ulceração, vesícula e bolha, pápula, nódulo).

O que é melanose fisiológica?

A pigmentação melânica fisiológica gengival, também chamada de melanose racial, é uma condição não patológica com prevalência variável em diferentes grupos étnicos.

O que é Melanocitica?

A palavra “melanocíticosignifica que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma.

Quais são as lesões pigmentadas orais?

  • Conclusão: as lesões pigmentadas orais são patologias pouco frequentes e de maneira geral, as características encontradas concordaram com os achados da literatura. Palavras-chave: Epidemiologia.

Quais são as lesões pigmentadas da cavidade oral?

  • As lesões pigmentadas da cavidade oral representam uma variedade de entidades clínicas que incluem desde alterações fisiológicas, como a pigmentação racial, à manifestações sistêmicas, caso da doença de Addison e ainda a presença de neoplasias malignas citando-se neste caso o melanoma. 3

Quais são os tipos de massas pigmentadas?

  • Aparecem clinicamente como massa pigmentada de cor azul ou parda (casos já foram descritos sem pigmentação), piloso ou não, lisa ou plana ou ligeiramente elevada, bem delimitada e sólida. O tratamento recomendado é remoção cirúrgica.

Qual a origem da pigmentação oral?

  • Variações cromáticas podem ocorrer, dependendo do grau de queratinização, atividade melanogênica, número de melanócitos e vascularização. 1 Assim, a pigmentação oral quanto a origem pode ser endógena ou exógena. No primeiro caso, os pigmentos são produzidos pelas próprias células do corpo e incluem a melanina e hemoblobina, por exemplo.

Postagens relacionadas: