Como são armazenados os lipídios no organismo?

Índice

Como são armazenados os lipídios no organismo?

Como são armazenados os lipídios no organismo?

O transporte de substâncias pelas células é conhecido como osmose. Nesse processo, os lipídios podem ficar armazenados nos adipócitos ou serem degradados, transformando-se em ácidos graxos livres e glicerol. A oxidação dos ácidos graxos é o processo que produz energia.

Como são produzidos os lipídios?

  • Os lipídios são elaborados por organismos vivos a partir de ácido graxo e glicerol. Genericamente, um lipídio é formado pela reação química entre três moléculas de ácido graxo e uma molécula de glicerol, conforme mostra o esquema abaixo:

Como são classificados os lipídios?

  • Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas ...

Como são solúveis os lipídios?

  • Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, ...

Qual a origem dos alimentos ricos em lipídios?

  • Os alimentos ricos em lipídios podem ser de origem animal e vegetal. Os alimentos de origem animal fontes de lipídios são: Carnes vermelhas. Peixes. Ovos. Leite. Manteiga. Os alimentos de origem vegetal fontes de lipídios são: Coco.

Postagens relacionadas: