O que são lesões não cariosas?

Índice

O que são lesões não cariosas?

O que são lesões não cariosas?

INTRODUÇÃO: A perda da superfície dos dentes ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária.

Quais são as lesões cervicais não cariosas?

A lesão cervical não cariosa (LCNC) é uma lesão caracterizada pela perda de esmalte na região cervical do dente, sem envolvi- mento bacteriano¹. A etiologia é quase sempre multifatorial, mas pode ter início pela erosão, atrição, abrasão ou abfração.

O que causa lesões cervicais não cariosas?

Essas lesões são causadas por fatores como bulimia, anorexia nervosa e problemas gastresofágicos (regurgitações e vômitos). Fatores extrínsecos como alimentos e bebidas ácidas (refrigerantes, sucos de frutas, isotônicos e chás) também causam erosão da estrutura dental.

Como tratar lesões não cariosas?

As lesões cervicais não cariosas são lesões de etiologia complexa e multifatorial e, portanto, sua restauração com resina composta deve ser realizada apenas após ou concomitantemente à remoção dos fatores causais e caso haja comprometimento funcional e/ou estético do paciente.

Quais são as lesões cervicais?

As lesões cervicais não cariosas são lesões de etiologia complexa e multifatorial e, portanto, sua restauração com resina composta deve ser realizada apenas após ou concomitantemente à remoção dos fatores causais e caso haja comprometimento funcional e/ou estético do paciente.

O que causa Abfração dentária?

Já a abfração é a perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes causada por forças tensionais e compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal, por exemplo, contato pré maturo1, forças da mastigação e hábito parafuncional1,2,4.

O que é Biocorrosão dentária?

Biocorrosão é a degradação química, eletroquímica e bioquímica da estrutura dental em organismos vivos, devido a ação de ácidos bem como por efeitos proteolíticos e Page 6 6 piezoelétricos (Grippo et al., 2012; Zeola, 2015; Soares et al., 2014).

Como ocorra esse tipo de lesão?

  • Contudo, vários fatores estão envolvidos para que ocorra esse tipo de lesão. Três grandes grupos podem ser definidos como os principais, são eles: Tensão, Fricção e Biocorrosão. A tensão envolve dois fatores: Exógenos (mastigação, ocupações e próteses odontológicas ): pode ser do tipo estática ou fadiga (cíclica).

Por que essas lesões causam erosão da estrutura dental?

  • Essas lesões são causadas por fatores como bulimia, anorexia nervosa e problemas gastresofágicos (regurgitações e vômitos). Fatores extrínsecos como alimentos e bebidas ácidas (refrigerantes, sucos de frutas, isotônicos e chás) também causam erosão da estrutura dental.

Qual o fator decisivo para o aparecimento destas lesões?

  • O fator decisivo para o aparecimento destas lesões – e muitas vezes desconhecido pela falta de uma boa anamnese – é a biocorrosão. Onde entram dietas com alimentação ricas em ácido, placa bacteriana e doenças gástricas que interferem diretamente na boca.

Por que a erosão ocorre na cavidade bucal?

  • A erosão por movimentação de líquidos na cavidade bucal leva ao desgaste por fricção, sendo mais um componente causados das LCNC. O fator decisivo para o aparecimento destas lesões – e muitas vezes desconhecido pela falta de uma boa anamnese – é a biocorrosão.

Postagens relacionadas: