O que são os melanócitos?

Índice

O que são os melanócitos?

O que são os melanócitos?

O que é melanócitos? É a célula responsável pela produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. A melanina é responsável pela proteção das células da pele dos raios solares.

O que são melanócitos e suas funções?

O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.

Como os melanócitos funcionam?

Função. Através de um processo chamado melanogênese, os melanócitos produzem melanina, que é um pigmento encontrado na pele, olhos, cabelo, cavidade nasal e ouvido interno. A melanogênese leva a uma pigmentação de longa duração, enquanto a oxidação da melanina existente leva à uma pigmentação rápida.

Onde se localizam os melanócitos na nossa pele?

2) Melanócitos: Células derivadas da crista neural, são arredondadas a colunares e apresentam prolongamentos citoplasmáticos que envolvem cerca de 36 queratinócitos, por onde transferem a melanina recém sintetizada. Situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa da epiderme.

Como ocorre a produção de melanina nos melanócitos?

  • A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.

Qual a função da melanina?

  • A melanina, de uma forma geral, consiste em uma classe de compostos oriundos da tirosina em que a principal função é a da pigmentação. A melanina é uma proteína produzida pelos melanócitos, que são células que exercem contato com os queratinócitos, células do tecido epitelial e que exercem a função de sintetizar a queratina.

Quais os distúrbios afetam os melanócitos?

  • Existem alguns distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças, como: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nervos melanocíticos e melanoma. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/melanocito/. Arquivado em: Citologia.

Qual a pigmentação da pele da melanina?

  • A melanina é a pigmentação da cor na pele, através do grande acúmulo de pigmentação de melanina na derme é possível ver na pele uma tonalidade azulada, como acontece em neoplasia benigna na pele, a epiderme tem em média 36 ceratinócitos associados, fazendo o transporte da melanina e seus derivados.

Postagens relacionadas: