Quais os sintomas do mioma no útero?

Índice

Quais os sintomas do mioma no útero?

Quais os sintomas do mioma no útero?

A maioria das mulheres não apresentam sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade e da localização do mioma é possível apresentar os seguintes sintomas:

  • Sangramento uterino anormal;
  • Pressão na bexiga;
  • Dor no abdômen;
  • Dor lombar;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor pélvica com hemorragia.

Como é feita a cirurgia para retirada de mioma no útero?

O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.

Qual o tamanho do mioma para ser operado?

Em termos gerais, o ideal é agir/tratar quando ele se apresenta com a dimensão entre 4 e 8 cm para aqueles que se localiza na parte interna da parede do órgão (intramural). Em linhas gerais, o valume uterino deve ultrapassar o valor de 250cm3, para se preocupar em tratar.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de mioma?

No caso de miomectomia por incisão abdominal (laparotomia) a recuperação é de 1 a 2 meses. Nas cirurgias de miomectomia realizadas por laparoscopia a recuperação de 1 mês. Se a cirurgia de miomectomia foi realizada por vídeo-histeroscopia a recuperação é de aproximadamente 15 dias.

Quais são os miomas da parede do útero?

  • Miomas Intramurais, que se localizam dentro da parede que forma o útero e, desta forma, podem causar mais dores abdominais, cólicas e dor durante o contato íntimo; Miomas Submucosos , que ficam na parte interna do útero, e causam sangramento e dificuldade para engravidar.

Como é feito o diagnóstico do mioma no útero?

  • O diagnóstico do mioma no útero é feito pelo médico ginecologista (especialista em Ginecologia) tendo por base o exame ginecológico e a ecografia. No exame ginecológico é realizada a palpação (toque bimanual) que permite avaliar as características do útero.

Qual a incidência dos miomas uterinos?

  • O risco de os desenvolver aumentar com a idade, história familiar, hábitos alimentares e com a obesidade. Em Portugal, os miomas uterinos afetam entre 30% a 60% da população feminina em geral. Nas mulheres em idade reprodutiva a incidência situa-se entre 20% a 40%. Mas estima-se que cerca de dois milhões apresentem esta condição.

Como se trata o mioma uterino?

  • A fibrose uterina (mioma), assim como a endometriose, acomete as mulheres em idade fértil. O mioma uterino, chamado também de fibroma do útero é um tumor benigno que afeta cerca de 50% das mulheres. Consiste em uma desordem hormonal que causa um enovelamento das fibras musculares, formando nódulos no útero.

Postagens relacionadas: