O que significa concepção sistêmica de planejamento educacional?

O que significa concepção sistêmica de planejamento educacional?

O que significa concepção sistêmica de planejamento educacional?

Visão sistêmica implica, portanto, reconhecer as conexões intrínsecas entre educação básica, educação superior, educação tecnológica e alfabetização e, a partir dessas conexões, potencializar as políticas de educação de forma a que se reforcem reciprocamente.

Qual o significado de planejamento educacional?

É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos.

Quais as finalidades do planejamento educacional?

O planejamento educacional é entendido como um processo científico que identifica as demandas e os obstáculos presentes na estrutura e em todos os processos que envolvem a educação e, com isso, determina quais são as prioridades, pensando em estratégias para otimizar as práticas de ensino.

Quais características básicas do planejamento educacional?

Características de um bom planejamento Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola. Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar. Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.

Qual o ensinamento da teoria sistêmica?

No campo educacional, o enfoque sistêmico diz respeito a uma conceitualização do processo educativo como um sistema. Farinha (1990) defende que a educação, como fenômeno intrinsecamente humano, não pode ser concebida de forma isolada, pois é influenciada pelo desenvolvimento de outras ciências.

O que é o planejamento curricular?

O planejamento curricular abrange o planejamento das experiências vividas pelos alunos em uma escola (PILETTI, 1991). É, dessa forma, a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação. ...

Quem faz o planejamento educacional?

A tendência atual é que o professor participe ativamente de toda a organização, ou seja, de todo o processo de planejamento, execução e avaliação do trabalho da escola. ... Portanto, o planejamento educacional não pode ignorar as decisões nos diferentes níveis do sistema de ensino.

Qual o principal objetivo do planejamento participativo?

O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.

Quais são as características de planejamento?

O planejamento busca a realização de alguns objetivos, em função dos quais são definidos os meios. É um processo intencional de obtenção de situações desejadas. Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações.

Como é o planejamento educacional?

  • Segundo Sant'anna (1986), o Planejamento Educacional " é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo."

Qual o significado do planejamento para os sistemas educacionais da América Latina?

  • O significado histórico do Planejamento para os sistemas educacionais da América Latina Apresenta uma retrospectiva do planejamento e do planejamento educacional na América Latina para divulgar a importância dessa atividade e da manutenção do planejamento como atividade de criação, implementação e avaliação.

Como será feito o planejamento pedagógico?

  • (DIAGNÓSTICO); o que será feito para diminuir a distância entre onde se está e se pretende chegar? (PROGRAMAÇÃO)”. Segundo Vasconcellos (1996), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

Quais são os especialistas em Planejamento Educacional?

  • 2 diversos especialistas em planejamento educacional, num momento de revisão de concepções sobre o planejamento e de redefinição de suas tarefas. Este trabalho adotou um enfoque que privilegia a análise política, uma vez que registra todas as oscilações e alternativas do sistema econômico capitalista.

Postagens relacionadas: