O que é Esportivista?

O que é Esportivista?

O que é Esportivista?

Significado de Esportivismo Que tende a se dedicar ao esporte; que se dedica ao esporte. Etimologia (origem da palavra esportivismo). Esportiv(o) + ismo.

O que é tendência Esportivista?

Nesta tendência da Educação Física a saúde, física, se torna um tema importante, pois é necessário atender aos futuros atletas. ... Também conhecida como tendência Competitivista, Mecanicista ou Tecnicista, a tendência Esportivista ainda hoje é muito representativa na área da Educação Física Escolar.

Quais os objetivos do Esportivismo na Educação Física?

Percebe-se que as tendências Higienista, Militarista e Esportivista apresentavam objetivos de ensino que priorizavam as capacidades físicas dos estudantes, pouco considerando as atitudes, o conhecimento científico da área e as práticas avaliativas visavam selecionar, classificar, punir e eliminar os menos aptos por ...

Qual o contexto histórico do período Esportivista?

No Período que compreende o pós 2ª Guerra Mundial, até meados da década de 1960 (mais precisamente em 1964, início do período da Ditadura brasileira), a Educação Física nas escolas mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil república (Ramos, 1982).

Quais as características do período Esportivista?

Período Esportivista: O sucesso da seleção brasileira de futebol nas copas do mundo de 19, fizeram com que a Educação Física Escolar fosse fortemente associada ao Esporte, principalmente o futebol.

Qual era a preocupação da tendência pedagógica militarista?

Havia a necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra, assim o governo brasileiro encara a Educação Física como um meio de treinamento para os alunos. As aulas passam a ser ministradas, em sua maioria, por militares.

O que é tendência higienista?

Desse modo, temos então uma tendência tida como “higienista”, a qual foi um movimento baseado principalmente no conhecimento científico e biológico, que buscava melhorar as condições de vida da população por meio do controle do comportamento com vistas à saúde pública.

Quais são os objetivos da disciplina de Educação Física?

[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...

Qual era o objetivo da Educação Física higienista?

A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...

Quando começou a esportivização da Educação Física?

  • O esporte foi desenvolvido de maneira tecnicista, sendo aplicado desde as primeiras séries do ensino fundamental. Portanto, tornou-se lugar comum localizar a esportivização da Educação Física na década de 1960 por conta dos investimentos do governo ditatorial nesta área (Bracht, 2000).

Por que a Educação Física vem sendo confundida com a prática desportiva?

  • De uma mesma forma, percebe-se que, atualmente, a Educação Física vem sendo confundida com a prática desportiva, havendo uma desconsideração de seu conteúdo lúdico, cognitivo e social.

Como está o processo de esportivização nas escolas?

  • Esse trabalho buscou investigar como está o processo de esportivização nas escolas.

Qual é a educação física?

  • Educação Física é uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.. Consiste em um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas para promover o condicionamento físico de crianças, jovens e adultos através da prática de diferentes modalidades esportivas.

Postagens relacionadas: