Quais são os compostos nitrogenados não proteicos?

Quais são os compostos nitrogenados não proteicos?

Quais são os compostos nitrogenados não proteicos?

2.2 - Nitrogênio não-protéico (NNP) São compostos nitrogenados não protéicos, ou seja, não são aminoácidos reunidos por vínculos peptídicos e compreendem compostos de purinas e pirimidinas, uréia, biureto, ácido úrico, glicosídeos nitrogenados, alcalóides, sais de amônio e nitratos (Santos et al., 2001).

O que é o nitrogênio não protéico?

Resumo: Sendo muito utilizado na nutrição de ruminantes, o nitrogênio não proteico (NNP) supre a demanda de nitrogênio (N) necessário para a síntese de proteína microbiana e crescimento dos microorganismos. ... A ureia é uma das fontes mais utilizadas de NNP, devido ao seu custo e disponibilidade.

Qual a relação entre o nitrogênio não protéico NNP E o real teor de proteína?

O fator assume que a proteína alimentar tem 16% de N. A PB não distingue N protéico de N não protéico (NNP). ... O NNP supre parte da demanda nutricional de proteína degradável no rúmen (PDR). Os microorganismos ruminais são a fonte quantitativamente mais importante de aminoácidos no intestino da vaca leiteira.

Qual é a importância de estudar a excreção de compostos nitrogenados?

Seres vivos como os nematelmintos parasitas como o Ascaris ou lombriga podem excretar amônia e uma quantidade de uréia. ... O excesso destes excretas nitrogenadas leva o corpo a uma quebra da homeostase.

Quais são os compostos nitrogenados não proteicos NNP que são eliminados pelo organismo?

A uréia constitui a principal forma pela qual os compostos nitrogenados (N) são eliminados do organismo de mamíferos; quando a taxa de síntese de amônia supera a sua utilização pelos microrganismos, observa-se elevação da concentração de amônia no rúmen, com conseqüente aumento da excreção de uréia e incremento do ...

Como os animais ruminantes conseguem transformar nitrogênio não protéico em proteína verdadeira?

Dessa forma, os ruminantes são capazes de utilizar quantidades consideráveis de NNP como proteína verdadeira, devido à presença de microorganismos e a fermentação no rúmen, o que se torna impossível aos monogástricos devido à falta de enzima especifica a essas funções.

O que é proteína verdadeira para ruminantes?

A PM é toda proteína verdadeira absorvida no intestino delgado, sendo ela de origem microbiana ou do próprio alimento. Com o uso deste sistema passou-se a considerar a degradabilidade da proteína no rúmen e a separação das exigências dos microorganismos no rúmen e dos animais.

Quais são os compostos nitrogenados?

  • Os compostos nitrogenados fazem parte do estudo de química orgânica, tema cobrado nas questões do Enem e dos principais vestibulares. Formada pela substituição de um átomo de hidrogênio por radical de carbono.

Quais são as moléculas nitrogenadas?

  • Moléculas nitrogenadas são bases de Lewis – doadoras de par de elétrons. O caráter básico destes compostos advém da maior ou menor disponibilidade do par eletrônico não ligante sobre o átomo de nitrogênio, de acordo com os grupos ligados a ele.

Qual a nomenclatura do nitrogênio?

  • A nomenclatura é realizada combinando o nome do grupo orgânico ligado ao nitrogênio com amina. O sufixo “o” indicativo da função hidrocarboneto é substituído por “amina” e a posição do nitrogênio deve ser indicada.

Quais são as exigências de proteína?

  • As proteínas são fontes de aminoácidos, componentes essenciais de todas as dietas (Cunninghan, 1993). De acordo com o NRC (2001), as estimativas das exigências de proteína são subdivididas em componentes animal e microbiano.

Postagens relacionadas: