O que é o discurso segundo Foucault?

Índice

O que é o discurso segundo Foucault?

O que é o discurso segundo Foucault?

Segundo Foucault, o discurso não é um tipo de ente metafísico, constituído a priori dos outros elementos da sociedade, no entanto, há uma precedência: um discurso não está sozinho na história e segue as relações já postas pelos saberes e pelas instituições já estabelecidas, que lhe dão uma determinada positividade.

O que é discurso segundo?

MODALIZAÇÃO EM DISCURSO SEGUNDO É o modo mais simples e mais direto para o enunciador mostrar que não é responsável por um determinado discurso: apenas indica que está se apoiando em um texto alheio.

O que é interdição para Foucault?

Interdição da palavra: definição do que pode ser dito em cada circunstância. Divide-se em três: tabu do objeto (exemplo: suicídio na mídia), ritual da circunstância e direito privilegiado ou exclusivo de quem fala.

O que são práticas discursivas?

Como já definida anteriormente, a prática discursiva traduz a indissociabilidade constitutiva que se verifica entre uma dada produção de textos e a constituição de grupos que, por um lado, produzem esses textos e, por outro, são a seu turno também por eles produzidos.

O quê Michel Foucault enfatiza sobre o discurso *?

Ao mesmo tempo, Foucault (2005) mostra que todo discurso se articula com relações de poder e saber. ... Com isso, não existe um discurso do poder e outro sem poder. Os discursos estão dentro do poder e do seu campo de forças. Com isso, o discurso produz, reforça, alimenta relações de poder.

O que é discurso conceito?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

O que é discurso para Orlandi?

Assim, segundo Orlandi (2001:21), discurso seria “o efeito de sentidos entre os locutores.” Considerando o Contexto Sócio-Histórico-Ideológico (condições sociais, a História Oficial e também a História particular de cada pessoa, por fim, a ideologia que permeia as relações humanas) no qual o discurso e o Sujeito estão ...

Qual é o princípio de Michel Foucault?

O princípio relativo e móvel foi o indicado pelo filósofo como o correto, já que permite construir conforme um “jogo restrito”. Fazendo um adendo a isso, Foucault afirma que “é provável que não se possa explicar o papel positivo e multiplicador do discurso se não se levar em conta sua função restritiva e coercitiva”.

Quais são os discursos de Foucault?

  • Segundo Foucault os diversos discursos estão fundamentados sem uma mesma estrutura e, por isso, compartilham as mesmas características gerais, chegando a quase anular suas diferenças específicas.

Qual é a obra de Michel Foucault?

  • A obra de Michel Foucault não se inscreve em um campo disciplinar específico e não se apresenta como um conjunto acabado. É, antes, um conjunto de problematizações históricas que envolvem, entre inúmeros aspectos, o sujeito e o discurso.

Qual a filosofia de Foucault?

  • A filosofia de Foucault pode ser caracterizada por três fases: arqueológica, genealógica e ética. A fase arqueológica do saber inaugura sua ruptura com a tradição filosófica, uma tradição de dualidade entre linguagem e discurso. O saber representado pelas ciências do homem, e o poder pelas relações históricas.

Quais são os elementos históricos de Foucault?

  • Para Foucault os elementos históricos são fundamentais para compreender a constituição da formação discursiva e dos discursos na sociedade contemporânea. O ponto de partida de sua investigação é o conceito de episteme que, segundo ele, apresenta-se como paradigma comum aos diversos saberes.

Postagens relacionadas: