Quem são os escribas na Bíblia?

Quem são os escribas na Bíblia?
Os escribas eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações.
O que era necessário para que uma pessoa se tornava escriba?
Deviam saber ler, escrever, desenhar, pintar, bem como dominar na perfeição o idioma, a literatura e a história do seu país. Deviam ainda ter um grande conhecimento na área da matemática, astronomia, contabilidade e mecânica. Só assim um indivíduo estaria apto para se candidatar a membro da classe oficial culta.
Quais são os escribas importantes da Bíblia?
- Dois escribas importantes mencionados na Bíblia são Baruque e Esdras. Baruque trabalhava para o profeta Jeremias, que ditava suas palavras de profecia para ele ( Jeremias 36:32 ).
Por que a Bíblia não dá nome de escriba?
- A Bíblia, além disso, não lhes dá outro nome senão o de escriba. O povo escolhido havia se tornado uma comunidade inteiramente religiosa. E, por isso, os que tinham profundo conhecimento de teologia ganharam grande importância. Eles tinham tido êxito em penetrar no Sinédrio, e então, lá tinham grande influência.
Qual a função do escribas?
- Ele podia ter a função de contabilista, mantendo registros de compras e vendas para comerciantes, construtoras ou serviços administrativos. Também poderia servir como historiador, escrevendo relatos dos momentos mais importantes de sua época ou de feitos dos reis. Alguns escribas escreviam ficção ou registravam histórias populares.
Como aparecem os escribas nos Evangelhos?
- Os escribas aparecem nos Evangelhos geralmente acompanhados dos fariseus, ou seja, pertenciam principalmente ao partido deles, mas constituíam um grupo distinto. Por diversas vezes eles entraram em conflito com Jesus, pois o Senhor condenava a hipocrisia e o formalismo exterior que estimulavam (Mt 7:28,29).