Como eram os espartanos?
Índice
- Como eram os espartanos?
- O que era a sociedade espartana?
- Qual o conceito de cidadania para os espartanos?
- Como era a vida de um cidadão espartano?
- Como era a vida das pessoas em Esparta?
- Qual sinônimo de espartano?
- O que significa a expressão ter um modo de vida espartano?
- Quais as principais características da sociedade espartana?
- Quando começou a sociedade espartana?
- Qual a diferença entre persas e espartanos?
- Qual foi a origem da cidade de Esparta?
- Qual foi a origem da política espartana?
Como eram os espartanos?
Os cidadãos espartanos pertenciam à classe social Homoioi e eram minoria em relação às demais classes, a Perioeci, formada por homens livres que se dedicavam a atividades como o artesanato e o comércio, e a Hilota, composta pelos escravos — que cuidavam do cultivo e da produção de alimentos.
O que era a sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Qual o conceito de cidadania para os espartanos?
As leis eram formuladas e organizadas por um conselho formado pelos dois reis – afinal, Esparta era uma monarquia comandada por dois monarcas – e mais vinte e oito cidadãos com idades acima de 60 anos, chamados anciãos. Nesta sociedade a idade representava poder e sabedoria.
Como era a vida de um cidadão espartano?
Melhor resposta: Os homens (esparciatas) eram mandados ao exército aos sete anos de idade, onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra e desporto. ... Os homens engravidavam suas mulheres, casavam-se com elas e voltavam ao quartel depois de deixá-las grávidas em suas casas.
Como era a vida das pessoas em Esparta?
A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.
Qual sinônimo de espartano?
Austero e rigoroso como o povo de Esparta: 1 austero, severo, rigoroso, rígido, duro, rude, inflexível, intransigente, implacável.
O que significa a expressão ter um modo de vida espartano?
Esparta nos remete a entender que foi uma sociedade totalmente militarizada e com fortes tendências a guerra, não é mito dizer que eles ganhavam todas as batalhas que travavam – moralmente ou fisicamente – e por isso foram transcritos passagens dessas batalhas em contos românticos, como por exemplo Portões de fogo, ...
Quais as principais características da sociedade espartana?
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.
Quando começou a sociedade espartana?
- Durante este período, Esparta ou Lacedemônia era apenas uma vila dórica às margens do rio Eurotas, na Lacônia. No início do século VIII, no entanto, a sociedade espartana se transformou.
Qual a diferença entre persas e espartanos?
- Persas e espartanos já haviam se encontram antes. Porém, os conflitos foram apaziguados pelos atenienses. Assim, a tropa de Esparta, composta por 700 homens, era formada pelos periecos – segunda camada da sociedade espartana, que possuíam a liberdade, porém não tinha direito à decisões políticas.
Qual foi a origem da cidade de Esparta?
- Espartafoi uma das maiores pólis da Grécia Antiga, e, durante o Período Clássico, foi a cidade que dominava a região do Peloponeso. Os historiadores acreditam que ela surgiu durante o Período Homérico e que, a partir do século VII a.C., começou a crescer, tornando-se a força hegemônica na região.
Qual foi a origem da política espartana?
- Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.