Qual é a origem da música erudita?

Índice

Qual é a origem da música erudita?

Qual é a origem da música erudita?

Sua história tem início na Europa do século 07, com origem na música litúrgica cristã. ... Desenvolvida durante diferentes períodos históricos, como o barroco e romantismo, a música erudita tem como marco a Primeira Escola de Viena, sendo que a capital austríaca foi considerada o centro musical da Europa.

Quando surge a erudição musical?

De veras, é visível o emprego como sinônimo, embora em termos históricos música clássica remonta ao período entre 1750 ao inícios do século XIX. Então, uma escola de música erudita. Que também possui algo da música barroca, e do período sequencial ao clássico, conhecido como romântico, e até a música do século XX.

Como é definida a música erudita ou clássica?

A música erudita, ou clássica, é diferente da música popular e da música folclórica. Ela é mais elaborada e costuma ser escrita em partituras. Partituras são folhas de papel pautadas em que se escrevem as notas musicais; ao lê-las, os músicos sabem qual composição devem tocar.

O que é música erudita e música popular?

A música popular é destinada ao entretenimento de grandes massas, já a erudita assemelha-se à música clássica, não pertencendo às tradições folclóricas ou populares.

Qual a origem da música erudita?

  • Uma concepção alternativa é a de que a música erudita é aquela que foi concebida de 17, incluindo especialmente as produções de Haydn, Mozart e Beethoven, destacando-se a Escola Clássica Vienense, já que nesta época Viena era considerada o centro musical da Europa.

Qual o repertório da música erudita?

  • Orquestração: o repertório sinfônico ocupa grande parte da música erudita, contendo variados tipos de instrumentos. As orquestras mudaram de instrumentação e tamanho ao longo dos séculos. Variedade: a música erudita tende a ser mais variada no que diz respeito às formas musicais, aos fraseados, níveis de dinâmica e à harmonia.

Como surge a ideia de música erudita?

  • Em um concerto de música. A ideia de música erudita surge como antítese a música do culto, e mesmo que depois (re)significa sua contribuição, está como protagonista. Se antes a música alimentava o culto, ou uma dramaturgia, como participe, com o conceito renovado, a música passa a propositora. Isso é música erudita.

Quais são os gêneros da música erudita?

  • Os principais gêneros são: sinfonias, óperas, prelúdios, fantasias, lied e rapsódias. Século XX. Esse período da música erudita tem duração até os dias de hoje e é marcado pela rejeição às formas musicais, à tonalidade e ao uso da instrumentação tradicional.

Postagens relacionadas: