Quando se usa embargos à execução?

Índice

Quando se usa embargos à execução?

Quando se usa embargos à execução?

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 9 do NCPC).

O que pode ser alegado em embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar:

  • inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
  • penhora incorreta ou avaliação errônea;
  • excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
  • retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa;

Quais as matérias podem ser alegadas nos embargos à execução?

Conforme dispõe o artigo 745 do C.P.C, as matérias passíveis de serem alegadas em sede de embargos à execução são as seguintes: nulidade da execução, por não ser executivo o título apresentado; penhora incorreta ou avaliação errônea; excesso de execução, ou cumulação indevida de execuções; retenção por benfeitorias ...

Qual o prazo para oferecimento de embargos à execução?

  • O prazo para oferecimento dos embargos à execução é de 15 dias contado da juntada aos autos do mandado de citação (artigo 231, CPC/15), não se aplicando o prazo em dobro para litisconsortes com procuradores diferentes previsto no artigo 229, CPC/15.

Quais são os embargos?

  • São os embargos a via para opor-se à execução forçada. São incidentes onde o devedor procura defender-se dos efeitos da execução. A sua natureza jurídica é de uma ação de cognição incidental, de caráter constitutivo, conexa à execução por estabelecer uma relação de causalidade entre a solução do incidente e o êxito da execução.

Quais são os requisitos da petição de embargos à execução?

  • Em concordância com o já exposto, os embargos à execução assumem forma de ação de conhecimento, então devem estar sujeitos aos requisitos da petição inicial, dispostos nos arts. 3. Isto significa que a petição de embargos à execução deve conter o valor da causa e deve comprovar o recolhimento das custas.

Como são os embargos à execução no Código de Processo Civil?

  • Embargos à execução no Código de Processo Civil. As regras dos embargos à execução estão no Código de Processo Civil (lei nº 13.105/15) nos artigos de 9. Saiba também o que são Embargos infringentes, Embargos de declaração e Embargos de Terceiro.

Postagens relacionadas: