O que são estereótipos criados pela mídia?

O que são estereótipos criados pela mídia?
Originalmente, o termo estereótipo pertence ao vocabulário da editoração gráfica e refere-se à chapa ou clichê de chumbo fundido usados como fôrmas para moldar outras páginas a serem impressas, as quais reproduzem fielmente o padrão de uma matriz (RABAÇA & BARBOSA, 1987: 247-248).
Por que os estereótipos são produzidos cotidianamente?
- Quanto à isso, muitos estereótipos são produzidos cotidianamente, seja pelos meios de comunicação (por exemplo, uma propaganda de detergentes ou sabão que aparecem somente mulheres) ou nas frases proferidas: “ lugar de mulher é na cozinha ”, “ isso é trabalho de homem ”, dentre outros.
Qual o estereótipo mais desenvolvido?
- Outro estereótipo muito desenvolvido é aquele associado às raças, etnias e culturas. Assim, quando pensamos num chinês, logo atribuímos diversos juízos de valor, como se todos os chineses fossem iguais e comessem cachorro e gato.
Quais são os estereótipos culturais?
- Além disso, e não menos importante, está aquele estereótipo associado à cor da pele, onde os negros e asiáticos são taxados de diversas maneiras pejorativas. Com o processo de globalização, muitos estereótipos culturais foram desenvolvidos pela sociedade.
Qual o modelo de estereótipo da beleza?
- Note que o estereótipo da beleza, ou seja, o que é considerado “belo” pode apresentar variações dependendo da cultura em que está inserida. Ou seja, o modelo de estereótipo desenvolvido no Japão, por exemplo, pode ser diferente dos padrões brasileiros.