O que são fandangos caiçaras?
Índice
- O que são fandangos caiçaras?
- Qual é a origem do Fandango caiçara?
- Como surgiu o Fandango caiçara e quais instrumentos são usados nessa dança?
- Qual a importância do fandango para nossa cultura brasileira?
- Qual a origem da dança do Fandango?
- Por que o fandango é uma briga?
- Quais são os requisitos de um fandangueiro?
- Qual o destino da cultura caiçara?
O que são fandangos caiçaras?
O Fandango Caiçara - registrado pelo Iphan em novembro de 2012 - é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná.
Qual é a origem do Fandango caiçara?
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. ... De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval. Durante 4 dias os dançarinos e dançarinas, comemoravam as festividades com diversas danças.
Como surgiu o Fandango caiçara e quais instrumentos são usados nessa dança?
Este animado folkdance começou a vida na Andaluzia, em Espanha. O registro mais antigo conhecido da melodia usada para o Fandango está no Livro de diferentes melodias de guitarra em 1705. ... De um lado, a teoria mais proeminente é que o Fandango evoluiu a partir das danças Andaluzia como a Malagueña ou Murciana.
Qual a importância do fandango para nossa cultura brasileira?
Para além dos mutirões, o fandango era a principal diversão e momento de socialização dessas comunidades, estando presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som dos instrumentos do fandango.
Qual a origem da dança do Fandango?
- As pessoas que participam do fandango são conhecidas por fandangueiros e, de acordo com a história da origem deste gênero musical, a dança do fandango era o que animava as principais festas religiosas, os batizados, casamentos, e o carnaval, por exemplo.
Por que o fandango é uma briga?
- O poeta Augusto Barreiros, num trabalho ao qual intitulou de Aguare la Ribatejana, escreve assim sobre o Fandango: A dança é uma briga. Um duelo frenético em que dois competidores se medem, a princípio receosos, logo mais desinibidos.
Quais são os requisitos de um fandangueiro?
- Cabeça erguida, corpo firme e pernas leves, estes são os requisitosnecessários para ser um bom fandangueiro. De polegares nas covas dos braços fogoso e impaciente como um puro lusitano. O autêntico fandangoaparece-nos na pessoa do campino, que só se digna dançar de verdade,quando baila sozinho”.
Qual o destino da cultura caiçara?
- Apesar de toda a riqueza, a cultura caiçara pode ter o mesmo destino das tribos indígenas que habitavam o litoral. Se antes a questão era a colonização extrativista europeia, nas últimas décadas a especulação – na verdade, pirataria – imobiliária, o turismo de massa e as restrições à pesca e ao artesanato são as grandes ameaças.