Por que os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?
Índice
- Por que os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?
- Quais são as características de um medicamento para ele ser considerado fitoterápico?
- Como os medicamentos fitoterápicos agem no organismo?
- Qual a diferença de Planta medicinais e fitoterápicos?
- Qual a diferença de plantas medicinais para fitoterápicos?
- Como ocorre com os produtos fitoterápicos?
- Quais são os benefícios dos medicamentos fitoterápicos?
- Quais são os ativos da fitoterapia?
- Por que os fitoterápicos são plantas medicinais?

Por que os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?
No Brasil os chás não são considerados fitoterápicos, são enquadrados como alimentos. Qual a vantagem de utilizar um fitoterápico ao invés da planta medicinal? O processo de fabricação do fitoterápico evita contaminação por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas.
Quais são as características de um medicamento para ele ser considerado fitoterápico?
Podemos afirmar, portanto, que o fitoterápico é fabricado a partir de uma planta medicinal que foi industrializada, não sendo considerados como fitoterápicos aqueles que possuem substâncias ativas isoladas em sua composição.
Como os medicamentos fitoterápicos agem no organismo?
Por serem produzidos exclusivamente com matéria-prima ativa vegetal, agem no organismo como alopáticos, sendo que todas as substâncias presentes na planta medicinal utilizada na sua preparação atuam em conjunto em um órgão ou sistema do organismo.
Qual a diferença de Planta medicinais e fitoterápicos?
Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colhê-la e como prepará-la. Normalmente, são utilizadas na forma de chás e infusões. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico.
Qual a diferença de plantas medicinais para fitoterápicos?
Portanto, diante dessas informações, podemos apontar que a principal diferença entre as plantas medicinais e os fitoterápicos é que um é matéria-prima do outro. Para além disso, enquanto os vegetais são utilizados sem qualquer processamento, os medicamentos passam por uma transformação industrial.
Como ocorre com os produtos fitoterápicos?
- Mas, assim como ocorre com todos os tipos de fármacos, existem algumas restrições ao uso dos produtos fitoterápicos. Só para exemplificar, para gestantes e lactantes os produtos fitoterápicos devem ter o seu consumo liberado pelos médicos e só podem ser comprados através de receita médica.
Quais são os benefícios dos medicamentos fitoterápicos?
- Os medicamentos fitoterápicos possuem seus benefícios comprovados pela Organização Mundial de Saúde e, como qualquer medicamento, só devem ser usados com recomendação médica. Lembre-se também de que o médico deve ser informado sobre a utilização de qualquer um desses produtos, inclusive do uso de plantas medicinais.
Quais são os ativos da fitoterapia?
- Na fitoterapia são utilizados os princípios ativos de algumas plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de enfermidades. Os ativos vegetais são retirados das plantas. Assim, suas raízes, folhas, flores e sementes são manipuladas, industrializadas e padronizadas para a comercialização.
Por que os fitoterápicos são plantas medicinais?
- Apesar da base dos medicamentos fitoterápicos serem as plantas medicinais, um é completamente diferente do outro. Isso porque as plantas em si, sozinhas, são apenas a matéria prima, a base para o medicamento. Os fitoterápicos, por sua vez, são a forma farmacêutica e registrada pela Anvisa, seja em comprimido ou xarope.