O que faz uma pessoa ser hipertensa?
Índice
- O que faz uma pessoa ser hipertensa?
- Como se faz o diagnóstico de hipertensão?
- Como saber se a pressão está alta ou baixa pelo pulso?
- Quais são as causas da hipertensão?
- Como se classifica uma pessoa hipertensa?
- Quando o indivíduo é considerado hipertenso?
- Qual o principal exame para identificar a hipertensão?
O que faz uma pessoa ser hipertensa?
A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la.
Como se faz o diagnóstico de hipertensão?
Não existe exame laboratorial que diagnostique a hipertensão no paciente. É preciso medir a pressão, que pode ser medida de maneira ocasional. Para isso, utiliza-se o aneroide, um tipo de aparelho de pressão que necessita de um estetoscópio, ou um aparelho eletrônico.
Como saber se a pressão está alta ou baixa pelo pulso?
Para medir a pressão arterial sozinho pelo pulso deve-se colocar o aparelho no pulso esquerdo com o monitor virado para dentro, como mostra a imagem, apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima e esperando que o aparelho faça a leitura da pressão arterial.
Quais são as causas da hipertensão?
- Causas A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue. Isso pode ser um processo natural do corpo, mas é aumentado com alguns dos fatores de risco listados abaixo:
Como se classifica uma pessoa hipertensa?
- Como se classifica? Considera-se que uma pessoa é hipertensa, quando apresenta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, um dos valores de PA (sistólica ou diastólica) ou ambos, iguais ou superiores a 140/90mmHg, determinados por um profissional treinado e utilizando um aparelho calibrado e validado.
Quando o indivíduo é considerado hipertenso?
- O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e por aí vai é significativamente maior. Aliás, entidades americanas já até baixaram o sarrafo para 13 por 8.
Qual o principal exame para identificar a hipertensão?
- O principal exame para identificar a hipertensão é a medida da pressão arterial feita em consultório. Fora isso, outros exames podem ser feitos, como já explicado acima, tais quais: