O que significa Peripatetismo?

Índice

O que significa Peripatetismo?

O que significa Peripatetismo?

Significado de Peripatetismo substantivo masculino Filosofia de Aristóteles. (O nome da escola filosófica de Aristóteles provém do fato de ele ministrar suas lições passeando nos jardins de Liceu, arrabalde na antiga Atenas, onde dava aulas a seus discípulos.).

Por que os alunos dessa escola foram chamados de peripatéticos?

Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatos, ou sob as árvores que o cercavam.

Qual era o conteúdo do ensino dos peripatéticos?

O conteúdo de ensino dos peripatéticos Os cursos da manhã, destinados a um grupo menor de discípulos, mais adiantados, e incidiam sobre temas mais abstratos – lógica, física e metafísica – que requeriam um estudo mais intensivo.

O que é método de ensino peripatético?

A filosofia peripatética vem do termo “perípato” que significa “ensinar andando”. ... Portanto filosofia peripatética é um método de ensino, aonde o professor vai à frende, como um guia, levando o aluno a refletir sobre temas variados, como a morte, o pecado, a política, a ética, etc.

Por que a escola fundada por Aristóteles em 335 AC o Liceu ficou conhecida como escola peripatética?

Liceu é a escola filosófica fundada por Aristóteles, em 335 a.C., cujos membros se reuniam no local onde havia um bosque consagrado a Apolo, por onde Aristóteles e seus discípulos costumavam passear, e por isso também era conhecida como a Escola peripatética.

Quais as diferentes formas de pensar?

"A essência do homem é pensar"....Bruner, tem como base a origem do pensamento:

  • Intuitivo: usa a intuição do indivíduo.
  • Analítico: consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas.
  • Sintético: é a reunião de um todo pela conjunção de suas partes.

Como Sócrates ministrava aulas para seus discípulos?

Por isso ministrava o seu peculiar ensino ao ar livre, normalmente nos pórticos dos templos. E os seus temas principais (o seu currículo) eram a virtude, a verdade e a imortalidade. Criava ao seu redor uma verdadeira serenidade, ausente de toda ansiedade, e isto produzia equilíbrio emocional nos seus discípulos.

Postagens relacionadas: