O que representa a pintura marinha?

Índice

O que representa a pintura marinha?

O que representa a pintura marinha?

A pintura de marinha é um subgênero da pintura de paisagem. No sentido mais amplo, a pintura de marinha é aquela que se ocupa da representação de cenas, objetos e construções marítimas, mares, praias, tempestades, baías, enseadas, navios, portos e até combates navais (LEVI, 1982, p 16).

O que significa paisagem marinha?

Além de representações do alto-mar, de batalhas navais ou de tipos de embarcações, pode-se incluir neste gênero paisagens de lagos, rios e estuários, cenas de praia, entre outras.

Qual o objetivo da arte marítima?

Arte marinha ou arte marítima é qualquer forma de arte figurativa (isto é, pintura, desenho, gravura e escultura) que retrata ou desenha sua principal inspiração do mar. A pintura marítima é um gênero que retrata navios e o mar – um gênero particularmente forte dos séculos XVII a XIX.

Qual a característica da pintura de gênero?

Trata-se de um estilo sóbrio, realista, comprometido com a descrição de cenas rotineiras, temas da vida diária como homens dedicados ao seu ofício, mulheres cuidando dos afazeres domésticos, ou até mesmo paisagens.

O que é a arte da paisagem?

A pintura de paisagem é um termo utilizado para a arte que representa cenas da natureza, como montanhas, vales, rios, árvores e florestas. É utilizado especialmente para representar a arte onde o tema principal é uma visão ampla, com seus elementos dispostos em uma composição coerente.

O que é uma pintura de gênero?

- , o termo pintura de gênero faz referência às representações da vida cotidiana, do mundo do trabalho e dos espaços domésticos, que tomaram a pintura holandesa do século XVII. ...

Quais os tipos de pintura de gênero?

Os gêneros da pintura são:

  • Retrato;
  • Paisagem;
  • Natureza-morta;
  • Pintura de Gênero ou Cenas;
  • Temas Históricos;
  • Temas Mitológicos;
  • Temas Religiosos.

O que é paisagem rural e urbana?

No ambiente urbano, a paisagem é geralmente caótica, com grande quantidade de pessoas concentrada em uma área, edificações altas de concreto e escassez de árvores. ... Por outro lado, na paisagem rural, a grande quantidade de áreas verdes e árvores confere mais cor ao ambiente e a poluição não interfere visualmente.

Postagens relacionadas: