O que significa corpo como suporte?

Índice

O que significa corpo como suporte?

O que significa corpo como suporte?

A Body Art (arte do corpo) é uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. Sua principal caraterística é o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico.

O que é o corpo como suporte artístico?

O corpo do artista como suporte de arte A "Body Art" é uma manifestação artística que se desenvolveu nos anos de 1970. Nela, o artista é “ao mesmo tempo, sujeito e meio da expressão estética” (SANTAELLA, 2004, p. 69). Com esta prática, o corpo do artista é tomado como suporte de arte.

Qual arte usa o corpo como suporte?

A Body art (do inglês, arte do corpo) é uma manifestação das artes visuais onde até o corpo do próprio artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão. Surgiu no final da década de 1960 como uma das mais populares e controvertidas formas de arte a se disseminar.

Porque o corpo é uma questão presente na arte?

O Corpo sempre foi tema privilegiado para a Arte. Muitas culturas percebem o Corpo como o próprio objeto de arte, pois é a partir da percepção dele que se vive quotidianamente a verdadeira experiência estética.

Como o corpo humano é visto dentro do aspecto artístico?

O corpo humano dentro deste aspecto está intimamente relacionado ao contexto social e cultural da história da arte. ... Primeiramente, para a concepção de corpo, do corpo como suporte e matéria na arte e, posteriormente, para a análise de uma obra de arte que apresenta como objeto de estudo o próprio corpo do artista.

Como o corpo pode servir de suporte na arte resposta?

Além de expressar o pensamento ou a ideia que nós temos em algo nos vem rapidamente a mente. Sendo assim, a inspiração nos motiva a criar formas artísticas que exprimem sensações e estados mentais e que podem ser expressas a partir do uso do corpo.

Por que o corpo é uma questão presente na arte em diferentes épocas e culturas?

O corpo não só é reflexo dos estados da alma, mas da história pessoal e social, do ambiente e num contexto maior, da cultura. Como o espírito do tempo está inscrito na arte, podemos facilmente afirmar que as imagens corporais representadas ao longo da história nos dão sinais importantes dessa contextualização.

Como se constroem as visões sobre o corpo na questão da moda?

Como a moda acompanhou e traduziu as pressões culturais sobre o corpo feminino. A moda enxerga o corpo feminino como uma entidade maleável, algo a ser moldado de acordo com as convenções dos complexos códigos sociais ou os caprichos fugazes da indústria fashion.

Postagens relacionadas: