O que são recursos próprios e de terceiros?

Índice

O que são recursos próprios e de terceiros?

O que são recursos próprios e de terceiros?

Estes são os dois tipos de fontes de recursos para uma pessoa jurídica. Vale salientar que o recurso de terceiros representa dívidas e fontes de financiamento, enquanto o recurso próprio representa a parte do capital pertencente aos sócios e acionistas.

Quando utilizar o capital de terceiros?

Normalmente, as empresas buscam capital de terceiros em duas situações: quando a empresa quer crescer e não tem capital próprio ou as linhas de financiamento têm taxas de juros muito atrativas, menor que o custo de oportunidade do acionista.

Qual a diferença entre recursos próprios e de terceiros?

  • A principal diferença entre utilizar recursos próprios e de terceiros para investir é: Usar recursos próprios envolve obter um empréstimo que está em sua posse, enquanto usar recursos de terceiros consiste em outra pessoa comprar um produto (como, por exemplo, maquinário), e você usar esse produto.

Por que usar recursos próprios?

  • Enquanto usar recursos próprios se refere a usar o próprio dinheiro, usar recursos de terceiros envolve pegar um empréstimo ou obter dinheiro a partir de outra pessoa ou instituição com uma contrapartida.

Como decidir entre o capital próprio e o capital de terceiros?

  • A dica para decidir entre o capital próprio e o capital de terceiros é sempre analisar o ROI (retorno sobre investimento ou taxa de lucro) da sua empresa. Essa decisão de capital utilizado deve ter a finalidade de potencializar o crescimento da sua empresa e não o contrário.

Postagens relacionadas: