O que é ter responsabilidade no relacionamento?

Índice

O que é ter responsabilidade no relacionamento?

O que é ter responsabilidade no relacionamento?

Responsabilidade afetiva é quando você se responsabiliza pelo sentimento e pelas expectativas que cria nos outros, independente da relação ser romântica ou não.

Quais são os tipos de afetividade?

6 AFETIVIDADE Distinguem-se cinco tipos básicos de vivencias afetivas:

  • HUMOR OU ESTADO DE ÂNIMO 2- EMOÇÕES 3- SENTIMENTOS 4- AFETOS 5- PAIXÕES. ...
  • Emoção – estado afetivo intenso, de curta duração, desencadeadas por estímulos significativos. ...
  • Sentimentos - são estados e configurações estáveis.

Qual a importância da afetividade?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Qual o conceito de afetividade?

  • Um dos grandes pensadores que abordou o conceito de afetividade foi o psicólogo francês Henri Wallon. Segundo Wallon, a inteligência não é o elemento mais importante do desenvolvimento humano, mas esse desenvolvimento dependia de três vertentes: a motora, a afetiva e a cognitiva.

Como pode ser aplicada a responsabilidade afetiva?

  • Nas relações de amizade, a responsabilidade afetiva pode ser aplicada de diversas formas, algumas até mesmo complexas. Demonstrar um tipo de carinho, interesse, presença ou se tornar um porto seguro para a pessoa sem que deseje ser de fato, pode vir a causar dificuldades para o outro - configurando uma irresponsabilidade afetiva.

Quais são os laços da afetividade?

  • As relações e laços criados pela afetividade não são baseados somente em sentimentos, mas também em atitudes. Isso significa que em um relacionamento, existem várias atitudes que precisam ser cultivadas, para que o relacionamento prospere.

Qual a influência das relações afetivas na infância?

  • As relações afetivas na infância exercem uma influência significativa no processo de desenvolvimento humano, em particular na forma como os jovens e os adultos se irão relacionar.

Postagens relacionadas: