O que é regime manicomial?
Índice
- O que é regime manicomial?
- Quais os objetivos do CAPS ao se tornar um serviço substitutivo aos manicômios?
- Quais são os serviços substitutivos?
- Qual era o objetivo da luta antimanicomial?
- O que mudou nos manicômios?
- Qual a saúde mental no SUS?
- Qual o tipo de serviço de atenção em saúde mental?
- Quantos recursos tem o Ministério da Saúde para a saúde mental?
- Qual o desafio do SUS para a saúde mental?

O que é regime manicomial?
O regime de internação compulsória fundado na periculosidade do doente mental — próprio dos manicômios judiciários —, consagra a íntima “aliança entre o direito penal e a psiquiatria, responsável por trágicas páginas da história do sistema penal”[5].
Quais os objetivos do CAPS ao se tornar um serviço substitutivo aos manicômios?
Desse modo, o objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Quais são os serviços substitutivos?
O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...
Qual era o objetivo da luta antimanicomial?
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O que mudou nos manicômios?
Foi a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A Lei Antimanicomial, que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.
Qual a saúde mental no SUS?
- Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 86 p.: il. color. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) ISBN 85--0 1. Saúde mental. 2. Acesso aos serviços de saúde.
Qual o tipo de serviço de atenção em saúde mental?
- Os CAPS, dentro da atual política de saúde mental do Ministério da Saúde, são considerados dispositivos estratégicos para a organização da rede de atenção em saúde mental. Apesar de estratégico, o CAPS não é o único tipo de serviço de atenção em saúde mental.
Quantos recursos tem o Ministério da Saúde para a saúde mental?
- Ao final deste período, o país tem em funcionamento 208 CAPS, mas cerca de 93% dos recursos do Ministério da Saúde para a Saúde Mental ainda são destinados aos hospitais psiquiátricos. A Reforma Psiquiátrica depois da lei Nacional (2001 -2005)
Qual o desafio do SUS para a saúde mental?
- O desafio que se coloca é, ao invés de criar circuitos paralelos e protegidos de vida para seus usuários, habitar os circuitos de trocas nos territórios da sociedade. Isso leva o desafio da saúde mental para além do SUS, já que para se realizar ele implica na abertura da sociedade para a sua própria diversidade.