O que é uma variação sociocultural?

Índice

O que é uma variação sociocultural?

O que é uma variação sociocultural?

Variação social (diastrática) A variação social tem a ver com os grupos sociais de falantes, como classes socioeconômicas, gênero, escolaridade e até comunidades profissionais. Por exemplo, o “juridiquês” nada mais é do que uma forma técnica muito particular do Direito de expressar enunciados.

O que é uma linguagem sociocultural?

São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

O que é variação sociocultural da língua?

As variações linguísticas existem em virtude da combinação entre fatores socioculturais, isto é, as relações estabelecidas em determinadas comunidades, e fatores sociocognitivos, ou seja, as configurações de nossos cérebros nos momentos em que utilizamos a língua e influenciamos os outros indivíduos.

O que é variação geográfica exemplos?

Variações geográficas (diatópicas) As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

Quais são as causas da variação sociocultural?

A variação social está relacionada a fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Os vários estudos que enfocam este tipo de relação língua/fatores sociais têm privilegiado a variação morfo-sintática ou a morfo-fonológica.

O que é variação social exemplos?

3. Variação social ou diastrática. É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.

Qual o significado do termo sociocultural?

  • O termo sociocultural é utilizado para referir-se a qualquer processo ou fenômeno relacionado com os aspectos sociais e culturais de uma comunidade ou sociedade. Desta forma, um elemento sociocultural tem a ver exclusivamente com as realizações humanas que podem servir tanto para organizar a vida comunitária como para dar-lhe significado.

Qual a variação linguística?

  • Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico esociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Por que a variação social não compromete a compreensão?

  • A variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, como poderia acontecer na variação regional; o uso de certas variantes pode indicar qual o nível sócio-econômico de uma pessoa, e há a possibilidade de alguém oriundo de um grupo menos favorecido atingir o padrão de maior prestígio.

Postagens relacionadas: