O que é vaga 0?

Índice

O que é vaga 0?

O que é vaga 0?

O conceito de Vaga Zero, introduzido pela Portaria 2.048, instituiu que os serviços têm de receber pacientes, mesmo sem condições para tal, porque não há outra porta disponível para o encaminhamento. A utilização desse expediente é gerador de conflitos entre gestores, reguladores e diretores de hospitais.

Como pedir vaga zero?

Caso o médico regulador necessite utilizar o recurso “vaga zero”, deverá fazer contato telefônico com o médico que irá receber o paciente no hospital de referência, detalhando o quadro clínico e justificando o encaminhamento.

Quanto tempo um paciente pode ficar no Pronto-socorro?

Os prontos socorros e outras emergências, incluídas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), podem cuidar de cada paciente por no máximo 24 horas, sendo que depois desse prazo o paciente precisa ter alta, ser transferido ou internado fora do pronto-socorro, listam as regras.

O que significa Cross em hospital?

A CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) já está funcionando nas unidades básicas de saúde para o agendamento de consultas e exames. A plataforma eletrônica tem finalidade de operacionalizar as ações e acompanhamentos por meio de um sistema que dá visibilidade a toda rede de saúde.

O que é Vaga-zero Cross?

O “Vaga Zero” é um mecanismo criado pelo Estado para garantir o atendimento hospitalar dos pacientes em caso de urgência. O conceito preconiza que os serviços de saúde têm de receber pacientes, mesmo sem condições para tal, porque não há outra porta disponível para o encaminhamento.

O que é Vaga-zero Samu?

Vaga zero é prorrogativa e responsabilidade exclusiva do médico regulador de urgências, e este é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências.

O que significa Cross Saúde?

A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) foi criada através do Decreto 56.061, de 2 de agosto de 2010.

Postagens relacionadas: