O que são ácidos graxos voláteis?
Índice
- O que são ácidos graxos voláteis?
- Como ocorre a absorção desses ácidos graxos voláteis?
- Qual a importância dos ácidos graxos para o tecido adiposo e hepático dos animais ruminantes?
- Qual o destino metabólico do acetato absorvidos?
- Onde os AGVS são absorvidos?
- Quando são produzidos os ácidos graxos voláteis?
- Quais são os ácidos graxos que precisam estar nos alimentos?
- Qual a biohidrogenação dos ácidos graxos?
- Quais são os ácidos graxos de cadeia curta?
O que são ácidos graxos voláteis?
A principal fonte de energia para os ruminantes são os ácidos graxos voláteis (AGV) produzidos no rúmen pela fermentação microbiana de carboidratos e, em alguns casos, da proteína, sendo o acético, propiônico e butírico os principais (Berchielli et al., 2006).
Como ocorre a absorção desses ácidos graxos voláteis?
Os ácidos são absorvidos pelo epitélio da parede ruminal (Figura 13), retículo e omaso, através da diferença de concentração entre o conteúdo das pré-estômagos e o sangue (CHURCH, 1979; PETERS; 1990). FIGURA 14 – Absorção dos ácidos graxos voláteis. Fonte: KOZLOSKY (2002).
Qual a importância dos ácidos graxos para o tecido adiposo e hepático dos animais ruminantes?
A adição de lipídeos na dieta de vacas leiteiras geram o aumento da densidade calórica da dieta, assim mais energia, principalmente em dietas ricas em forrageiras, também diminui a necessidade de carboidratos (concentrados) principalmente quando há uma alta demanda de energia e menor consumo de alimento (balanço ...
Qual o destino metabólico do acetato absorvidos?
Após sua absorção, cerca de 75% do acetato é captado e metabolizado no fígado, onde pode ser utilizado por diversas vias: síntese de ácidos graxos de cadeia longa (lipogênese), cetogênese (síntese de corpos cetônicos), produção de colesterol (fonte primária para a síntese de colesterol), glutamina e glutamato.
Onde os AGVS são absorvidos?
Os AGV são absorvidos pela parede do rúmen na forma ionizada, ou dissociada, e na forma protonada, ou não dissociada (Gäbel et al., 2002; Kramer et al., 1996).
Quando são produzidos os ácidos graxos voláteis?
- Os ácidos graxos voláteis são produzidos quando a fibra alimentar solúvel e o amido resistente são fermentados por microrganismos intestinais no cólon e também em pré-estômagos de ruminantes, depois eles são transportados diretamente para a veia porta durante a digestão de gorduras.
Quais são os ácidos graxos que precisam estar nos alimentos?
- No caso dos ruminantes os dois ácidos graxos que não são sintetizados no organismo e que precisam estar nos alimentos são: 18:2 n-6 (ácido linoleico) e 18:3 n-3 (ácido linolênico).
Qual a biohidrogenação dos ácidos graxos?
- O normal processo da biohidrogenação dos ácidos oléico, linoleico e linolênico formará ácido esteárico, mas em algumas ocasiões ocorrem alterações nessa rota e o produto final poderá ser alguns ácidos graxos transcomo consequência da incompleta biohidrogenação daqueles ácidos graxos (Figura 3). Digestão intestinal dos lipídeos
Quais são os ácidos graxos de cadeia curta?
- Os ácidos graxos de cadeia curta ou ácidos graxos voláteis (AGV) são um subgrupo de ácidos graxos com cadeias de carbon o com menos de seis carbonos. Sua volatilidade é devida à cadeia de carbono curta que eles possuem.