O que existe dentro da retina?

Índice

O que existe dentro da retina?

O que existe dentro da retina?

A retina é a parte do olho sensível a luz. Ela contém milhões de células fotossensíveis chamadas de cones e de bastonetes. Estas transformam energia luminosa em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro.

O que faz parte da retina do olho?

Atrás dele – bem no fundo do olho –, fica a retina, uma fina camada responsável por captar as informações externas e transmiti-las para o nervo óptico. Dali, elas são levadas até o cérebro para que sejam decifradas e se transformem em imagens. Pois bem: o humor vítreo e a retina ficam encostados.

Onde se localiza a retina e qual sua função?

A retina é uma camada fina de tecido nervoso sensível à luz localizada no interior do olho. É o tecido que transforma luz em estímulo nervoso e o envia ao cérebro.

O que acontece com as células da retina?

As células ganglionares também enviam seus axônios em direção a uma determinada região da retina, onde eles se agrupam e formam o nervo óptico. Nessa região não existem receptores, recebendo, portanto, o nome de ponto cego da retina (ou papila do nervo óptico).

Quais são as células da retina?

A retina contém dois tipos de células, chamadas bastonetes e cones. Os bastonetes cuidam da visão em condições com pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes.

Quais são os distúrbios da retina?

  • Envelhecimento ou distúrbios da retina podem-lhe originar áreas mais finas que podem favorecer a formação de buracos. O descolamento da retina devido a uma rasgadura desenvolve-se tipicamente quando existe um súbito descolamento do vítreo, causando tração na retina suficiente para criar uma rasgadura.

Qual o papel da retina na visão?

  • A retina possui um importante papel na visão. É uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos.

Quais são os fotoreceptores da retina?

  • Em cada retina há cerca de 120 milhões de foto-receptores ( cones e bastonetes) que libertam moléculas neurotransmissoras a uma taxa que é máxima na escuridão e diminui, de um modo proporcional (logarítmico), com o aumento da intensidade luminosa. Esse sinal é transmitido depois à cadeia de células bipolares e células ganglionares.

Qual é a retina do cérebro?

  • Retina é uma parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico .

Postagens relacionadas: