Quais são os componentes do globo ocular?
Quais são os componentes do globo ocular?
Anatomia do olho humano: descubra quais são as partes de um olho
- Anatomia dos olhos. Em formato esférico, os olhos estão protegidos de lesões pela cavidade óssea do crânio. ...
- Córnea. ...
- Esclera. ...
- Conjuntiva. ...
- Íris. ...
- Corpo Ciliar. ...
- Cristalino. ...
- Humor vítreo.
Quantos globos oculares nós temos?
Músculos extrínsecos oculares: inseridos na superfície externa, garantem os movimentos coordenados dos dois globos oculares; Aparelho lacrimal: produção de lágrimas através da glândula lacrimal.
Onde fica a córnea do olho?
A córnea é um tecido translúcido que fica na superfície do olho. Ela protege a visão de ameaças externas e ainda funciona como uma lente por onde a luz entra e é focalizada.
Qual a largura do globo ocular?
- O globo ocular tem aproximadamente 24mm de comprimento e 12mm de largura, situa-se dentro de uma cavidade óssea (a órbita). Pálpebras: protegem os olhos, impedindo que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. Elas têm também a função também de distribuir a lagrima em toda superfície ocular ao piscar. Há pálpebra superior e a inferior.
Quais são os músculos do globo ocular?
- Cílios: auxiliam na proteção contra os corpos estranhos, a transpiração e dos raios luminosos; Músculos extrínsecos oculares: inseridos na superfície externa, garantem os movimentos coordenados dos dois globos oculares; Aparelho lacrimal: produção de lágrimas através da glândula lacrimal.
Quais são os movimentos oculares?
- Os movimentos oculares são classificados consoante o deslocamento da pupila e podem ser: elevação/abaixamento (pupila para cima/baixo, respetivamente), abdução/adução (pupila para fora/dentro, respetivamente) e rotação interna/externa (bordo superior da pupila para baixo e para cima/baixo e para fora, respetivamente).
Qual a origem do sangramento ocular nos olhos?
- Mediante a localização do “ sangramento ocular ” ocorre, poderemos identificar possíveis origens para o problema, como veremos de seguida. A hemorragia ocular ou derrame nos olhos ocorre, na maioria dos casos, na “parte da frente do olho”, na conjuntiva.