O que tem no DPS?

Índice

O que tem no DPS?

O que tem no DPS?

O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.

Qual o componente eletrônico contém dentro DPS?

Dentro do DPS, existe um varistor. Ele é um componente que varia a sua resistência de acordo com a tensão elétrica entre os seus terminais, com um tempo de resposta muito baixo.

Qual o principal componente que compõe o DPS?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. Varistor, ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. Os varistores podem ser enquadrados em uma categoria de “resistores especiais”.

Como é feito o DPS?

O DPS é dividido em três classes, porém o princípio de funcionamento é o mesmo. Ele atua na mudança da impedância interna, uma vez que, ao aumentar a tensão dos terminais do DPS, a impedância vai diminuir. Com isso, o dispositivo provoca o desvio da corrente do surto elétrico para o aterramento interno.

Como funciona o dispositivo DPS?

O DPS atua na mudança de sua impedância interna, pois com o aumento da tensão nos terminais do DPS a sua impedância tende a diminuir, dessa forma ocorre um desvio de corrente do surto para o aterramento interno e com isso o dispositivo evite que essa tensão excessiva vá aos equipamentos e ele venha a queimar por estar ...

Quais são os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

O que é DPS para energia?

O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.

Como dimensionar o disjuntor para o DPS?

Como escolher um disjuntor para DPS?

  1. O Tipo da sua Instalação Elétrica e o tipo do aterramento.
  2. Informações da Instalação como por exemplo, o tipo de quadro, o nível de curto-circuito e a quantidade de fases do circuito.
  3. A Localização da Edificação.
  4. Os Riscos de Raios no Local e outros critérios.

Qual DPS usar em 220V?

Por questões práticas convenciona-se que para um sistema cuja tensão nominal (entre fase e neutro) é de de 220 utiliza-se DPS de Uc igual a 275V e assim por diante.

Como funciona o DPS?

  • Como funciona o DPS? Essencial para o funcionamento do DPS, o varistor é um resistor elétrico que se comporta conforme a tensão, assim, mudando o valor da sua resistência. Desse modo, quanto maior for a tensão, menor será a oposição à passagem dessa corrente. O mesmo vale para o oposto.

Qual a melhor opção para o DPS?

  • Quando nos referimos à dispositivos de proteção, nem sempre o menor custo é a melhor opção. Um DPS com um baixo custo pode ter uma baixa vida útil, fazendo com que esta economia incial se perca com o decorrer do tempo. Por isso, sempre indicamos que a escolha do DPS seja feita por técnico ou engenheiro eletricista.

Como se desliga o DPS?

  • Então a tecnologia nos traz o DPS – dispositivo de proteção contra surtos, uma espécie de disjuntor que se desliga (desarma) quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio.

Quais são as modalidades de DPs?

  • Existem praticamente três modalidades diferentes de DPS, cada uma é indicada para atender a uma situação diferente. Entretanto, o funcionamento de todas elas é basicamente igual, apenas mudando as configurações e aplicações de cada uma.

Postagens relacionadas: