O que torna um texto verossímil?

Índice

O que torna um texto verossímil?

O que torna um texto verossímil?

"Vero" significa verdadeiro; "simil", semelhante; ou seja, o que é verossímil é semelhante ao que é verdadeiro. No caso da obra literária, verossimilhança quer dizer semelhante à vida, a realidade. Verossimilhança é a impressão da verdade que a ficção consegue provocar no leitor, graças à lógica interna da história.

Como é possível ter um texto de ficção científica verossímil?

Para ser verossímil, não basta que o objeto representado seja semelhante ao que existe no mundo natural, é preciso que o texto esteja articulado de tal forma que o leitor / ouvinte possa compreendê-lo, ou seja, um texto que tenha contradições internas que sejam inexplicáveis não será verossímil.

O que significa dizer que uma obra de ficção é verossímil?

Verossimilhança é a impressão da verdade que a ficção consegue provocar no leitor. Alguns filmes, novelas, livros são exemplos de verossimilhança pois apresentam os fatos semelhantes ao que acontecem na realidade vivida.

Qual a relação entre verossimilhança é verdade?

Em sentido genérico e comum, verossimilhança é a qualidade ou o caráter do que é verossímil ou verossimilhante; e verossímil, o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro, que não repugna à verdade provável.

O que é necessário considerar na construção da verossimilhança em um texto?

Na língua portuguesa, a verossimilhança deve ser encontrada em narrativas possíveis, ou seja, reais (mesmo que verdadeiras ou imaginadas). O receptor, ao ver aquela mensagem, precisa acreditar na mesma – ou seja, precisa compreender que aquilo realmente pode acontecer ou existir em um universo possível.

O que é a verossimilhança presente no romance?

Para construir uma narração que faça sentido ao leitor, todos os seus elementos (enredo, narrador, personagem, tempo e espaço) precisam compor um 'todo verdadeiro'. É através da verossimilhança, da aproximação da realidade, que o texto se fará real.

Postagens relacionadas: