O que é a violência escolar?

O que é a violência escolar?

O que é a violência escolar?

Denominamos violência escolar: todos os atos ou ações de violência comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, dentre outros praticados por entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e ...

Como esta violência prejudica alunos e professores no ambiente escolar?

Desse modo, observa-se que a violência dos alunos contra os professores no cotidiano escolar, por meio das ameaças diretas e/ou indiretas tem também, além do contexto familiar e social em que estão inseridos, a dificuldade dos mesmos em respeitar as regras da escola e/ou a autoridade do professor.

O que falar sobre a violência nas escolas?

Estabeleça normas e divulgue-as. Outra maneira de lidar com a violência na escola pela perspectiva da prevenção está em estabelecer normas de convivência que incentivem o respeito entre as pessoas. É importante assumir uma postura de diálogo e falar a língua dos estudantes.

Quais são as formas de violência na escola?

A violência dentro do contexto escolar se manifesta entre os estudantes pelas agressões físicas, verbais, materiais, cyberbullying, social e psicológica, essas comumente são ações que perpetram o bullying.

Quais as principais consequências para o professor que enfrenta situações de agressão e desrespeito em sala de aula?

Transtornos mentais respondem por 36% dos afastamentos. Num lugar onde as novas gerações de brasileiros deveriam estar sendo educadas, a violência e o desrespeito estão tirando professores das salas de aula. Transtornos mentais e comportamentais têm levado milhares a se afastar das escolas públicas.

Como o professor pode auxiliar a rede protetiva?

É possível, também, criar um Comitê Gestor com representantes de todas as instituições, facilitando a definição da rede e dos processos garantidores de direitos. Esse comitê pode ser rotativo, não sobrecarregando assim, os envolvidos.

Quais são as formas de violência nas escolas?

  • Abramovay (2003) com a pesquisa “Violência na Escola”, mostra os tipos de manifestações de violência nas escolas brasileiras e algumas alternativas para superá-las. Por meio dos relatos, percebe-se que a violência pode assumir diversas formas, afetando profundamente a então rotina da comunidade escolar.

Quais as características e formas de apresentação de violência escolar?

  • Encontrarmos diferentemente as características e formas de apresentação de violência. Entre estas a violência escolar como um problema atual para a sociedade. Esse problema centra-se nas proporções inéditas que o fenômeno vem assumindo e, se lançam na forma de preocupações e insegurança aos diretores, alunos, professores, pais e sociedade.

Qual a fundamentação teórica para a violência escolar?

  • A fundamentação teórica apoiou-se em questões como: violência escolar, por Abramovay (2002, 2003, 2005), Charlot (1997, 2002).

Qual a violência contra o patrimônio da escola?

  • Violência contra o patrimônio - é a violência praticada contra a parte física da escola. " É contra a própria construção que se voltam os pré-adolescentes e os adolescentes , obrigados que são a passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al. (1989)

Postagens relacionadas: