O que é vigor da planta?

Índice

O que é vigor da planta?

O que é vigor da planta?

O vigor constitui um dos principais atributos da qualidade fisiológica das sementes a ser considerado na implantação de uma lavoura, pois pode determinar a produtividade por influenciar o crescimento e a produção das plantas.

Qual a diferença entre vigor e germinação?

A germinação é o percentual de sementes que originam plântulas e o vigor, é a soma de atributos que conferem a semente o potencial para uma emergência rápida e uniforme, além do desenvolvimento sob condições diversas do ambiente.

Qual a diferença entre germinação e emergência em plantas?

Em termos fisiológicos, germinação é definida como o processo que inicia com a absorção de água, até a protusão da raiz primária através do tegumento da semente. ... Na prática, a percentagem de viabilidade ou de germinação não refletem necessariamente a percentagem de emergência, a qual é obtida sob condições de campo.

O que é viabilidade e vigor da semente?

O que é vigor de sementes? ... A viabilidade de um lote de sementes é expressa em termos de percentagem de sementes vivas capazes de germinar. Muitas vezes, ela é semelhante a germinação, por isto o teste padrão de germinação pode ser utilizado para ambas determinações.

Como avaliar vigor?

No LAS/UFSM, três tipos de testes de vigor são realizados: a) Primeira contagem de germinação: é um teste de crescimento e avaliação de plântulas....Esses testes podem ser divididos em três grupos:

  1. Testes de crescimento e avaliação de plântulas.
  2. Testes de estresse.
  3. Testes bioquímicos.

Qual a importância do teste de germinação?

O teste de germinação tem por objetivo determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo.

Como saber a qualidade das sementes?

“A porcentagem de quantidade de água dentro da semente é um parâmetro fundamental de qualidade que afeta a germinação e a saúde da semente.” Por isso, a armazenagem do produto deve ser criteriosa. “Com alto teor de umidade e temperaturas altas, pode haver proliferação de fungos e bactérias.

Qual o significado de vigor no Dicionário Português?

  • O significado de Vigor no Dicionário Português. Vigor, o que é: Subst. Força física; Manifestação de firmeza.

Qual o significado do vigor de sementes?

  • O vigor de sementes é um dos parâmetros avaliados para atestar a qualidade das sementes. Há vários conceitos para vigor de sementes, mas de modo geral, todos estão ligados a deterioração das sementes. Pode-se dizer, simplificadamente, que o vigor representa a velocidade de emergência e a uniformidade da emergência das plântulas.

Qual a relação entre vigor e germinação?

  • Já o vigor, está relacionado com a capacidade das sementes em germinar e produzir uma plântula normal em uma ampla faixa de condições, não necessariamente sendo as condições ideais para a germinação.

Como os testes de vigor podem ser realizados?

  • Os testes de vigor podem ser realizados em ambientes internos (laboratórios) e ambientes Externos (a nível de campo).

Postagens relacionadas: