O que é vínculo RGPS?

Índice

O que é vínculo RGPS?

O que é vínculo RGPS?

Mas não são apenas pessoas com carteira assinada: autônomos registrados como contribuintes individuais e segurados especiais (como pequeno produtor rural ou pescador artesanal) também têm este vínculo com o RGPS, que nada mais é do que a Previdência Social, gerida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mais ...

Como se vincular ao RGPS?

Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos. Quem já possui número de PIS, PASEP ou NIS, não precisa fazer inscrição, basta usar este número junto à Previdência Social.

Qual a diferença entre o RGPS e o RPPS?

  • Qual a diferença entre RGPS e RPPS? O RGPS – Regime Geral da Previdência Social – é o regime de previdência privada que abrange o empregado da iniciativa privada, contribuintes individuais como autônomos, MEI e empresários.

Como é administrado o RGPS?

  • Atualmente, o RGPS é administrado pelo INSS, autarquia federal incubida de conceder e manter os benefícios deste regime. Normalmente, todas as pessoas que exercem qualquer atividade profissional estão obrigadas e automaticamente filiadas ao regime geral, porém, para receber os benefícios pagos pelo INSS, é necessário fazer as contribuições.

Quais são os segurados do RGPS?

  • Todos os segurados acima são segurados obrigatórios , ou seja, são obrigados a contribuir para o RGPS e tem direitos assegurados os benefícios deste. O trabalhador urbano ou rural é um segurado do RGPS no momento em que assina carteira e começa a trabalhar em atividade remunerada de natureza não eventual.

Quais são os benefícios do RGPS?

  • As contribuições, benefícios e regras para recebimento neste regime são diferentes dos do RGPS. Os servidores públicos podem ter registro em ambos os sistemas, caso desempenhem atividades tanto num órgão público quanto em um particular. Isso ocorre com os médicos que trabalham em hospitais públicos e particulares, por exemplo.

Postagens relacionadas: