Quais são as características de uma carta argumentativa?
Índice
- Quais são as características de uma carta argumentativa?
- O que é o desenvolvimento de uma carta?
- Quantos parágrafos tem uma carta argumentativa?
- Qual é a pessoa do discurso em uma carta argumentativa?
- Como fazer uma carta com vocativo?
- O que é o corpo de uma carta?
- Como se faz um parágrafo argumentativo?
- Qual o destinatário da Carta argumentativa?
- Qual o exemplo fictício de uma carta argumentativa?
- Qual é o último parágrafo da Carta argumentativa?
- Qual o caráter argumentativo do texto?
Quais são as características de uma carta argumentativa?
As principais características da carta argumentativa são: Persuasão e argumentação. Linguagem clara e objetiva. Geralmente escrita em 1ª pessoa.
O que é o desenvolvimento de uma carta?
Desenvolvimento ou corpo do texto: aqui, o autor deverá introduzir o assunto, dizer sobre as motivações de se escrever a carta, apresentar a tese a ser defendida, bem como os argumentos pertinentes, e, ainda, estimular o interlocutor à mudança de ideia.
Quantos parágrafos tem uma carta argumentativa?
Logo, no primeiro parágrafo, você apresentará ao leitor o ponto de vista a ser defendido; nos dois ou três subsequentes (considerando-se uma carta de 20 a 30 linhas), encadear-se-ão os argumentos que o sustentarão; e, no último, reforçar-se-á a tese (ponto de vista) e/ou apresentar-se-á uma ou mais propostas.
Qual é a pessoa do discurso em uma carta argumentativa?
A carta argumentativa: Apresenta um caráter pessoal, sendo escrita na 1. ª pessoa do singular.
Como fazer uma carta com vocativo?
a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).
O que é o corpo de uma carta?
Corpo do Texto– espaço destinado para a carta pessoal, aqui quem está escrevendo deve colocar toda a mensagem que pretende encaminhar ao destinatário. Assinatura – Além de se identificar, o remetente também pode utilizar o espaço da assinatura para fazer a sua despedida, que pode ser mais carinhosa e informal.
Como se faz um parágrafo argumentativo?
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
- Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
- Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
- Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
Qual o destinatário da Carta argumentativa?
- Ou seja, na carta argumentativa é atribuído um destinatário que deve ser convencido pelos argumentos expressados pelo locutor. Mas antes, vale lembrar que a carta em si, é um meio de comunicação usado há muito tempo.
Qual o exemplo fictício de uma carta argumentativa?
- Logo abaixo podemos ver um exemplo fictício de uma carta argumentativa: Mais uma vez, as minhas atitudes ligadas ao interesse de nossa empresa desencadeiam-se sobre mim. Os funcionários da empresa insultam-me com cartazes e palavras negativas constantemente sem o direito de poder me defender.
Qual é o último parágrafo da Carta argumentativa?
- Após o remetente ter realizado sua argumentação com base nas características vistas acima, o último parágrafo deve ser reservado para uma conclusão definitiva sobre o ponto de vista do autor. Neste caso, o autor da carta argumentativa tem todo um aparato de informações empíricas lançadas na argumentação que embasam sua conclusão.
Qual o caráter argumentativo do texto?
- Embora no próprio nome esteja presente o caráter do texto – argumentativo - é essencial diferenciar a carta argumentativa de outros gêneros dessa natureza.