Quais são as características de uma carta argumentativa?

Índice

Quais são as características de uma carta argumentativa?

Quais são as características de uma carta argumentativa?

As principais características da carta argumentativa são: Persuasão e argumentação. Linguagem clara e objetiva. Geralmente escrita em 1ª pessoa.

O que é o desenvolvimento de uma carta?

Desenvolvimento ou corpo do texto: aqui, o autor deverá introduzir o assunto, dizer sobre as motivações de se escrever a carta, apresentar a tese a ser defendida, bem como os argumentos pertinentes, e, ainda, estimular o interlocutor à mudança de ideia.

Quantos parágrafos tem uma carta argumentativa?

Logo, no primeiro parágrafo, você apresentará ao leitor o ponto de vista a ser defendido; nos dois ou três subsequentes (considerando-se uma carta de 20 a 30 linhas), encadear-se-ão os argumentos que o sustentarão; e, no último, reforçar-se-á a tese (ponto de vista) e/ou apresentar-se-á uma ou mais propostas.

Qual é a pessoa do discurso em uma carta argumentativa?

A carta argumentativa: Apresenta um caráter pessoal, sendo escrita na 1. ª pessoa do singular.

Como fazer uma carta com vocativo?

a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).

O que é o corpo de uma carta?

Corpo do Texto– espaço destinado para a carta pessoal, aqui quem está escrevendo deve colocar toda a mensagem que pretende encaminhar ao destinatário. Assinatura – Além de se identificar, o remetente também pode utilizar o espaço da assinatura para fazer a sua despedida, que pode ser mais carinhosa e informal.

Como se faz um parágrafo argumentativo?

As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:

  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;

Qual o destinatário da Carta argumentativa?

  • Ou seja, na carta argumentativa é atribuído um destinatário que deve ser convencido pelos argumentos expressados pelo locutor. Mas antes, vale lembrar que a carta em si, é um meio de comunicação usado há muito tempo.

Qual o exemplo fictício de uma carta argumentativa?

  • Logo abaixo podemos ver um exemplo fictício de uma carta argumentativa: Mais uma vez, as minhas atitudes ligadas ao interesse de nossa empresa desencadeiam-se sobre mim. Os funcionários da empresa insultam-me com cartazes e palavras negativas constantemente sem o direito de poder me defender.

Qual é o último parágrafo da Carta argumentativa?

  • Após o remetente ter realizado sua argumentação com base nas características vistas acima, o último parágrafo deve ser reservado para uma conclusão definitiva sobre o ponto de vista do autor. Neste caso, o autor da carta argumentativa tem todo um aparato de informações empíricas lançadas na argumentação que embasam sua conclusão.

Qual o caráter argumentativo do texto?

  • Embora no próprio nome esteja presente o caráter do texto – argumentativo - é essencial diferenciar a carta argumentativa de outros gêneros dessa natureza.

Postagens relacionadas: