O que a endoscopia visualiza?

O que a endoscopia visualiza?

O que a endoscopia visualiza?

Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

Quando preciso fazer uma endoscopia?

Esse exame se faz necessário quando o paciente descreve alguns sintomas como dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas semelhantes.

Quais são os resultados de uma endoscopia?

A endoscopia digestiva alta pode indicar: doença celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais.

Quais são os riscos de fazer uma endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Quais são os riscos de uma endoscopia?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

É possível morrer na endoscopia?

O exame de endoscopia é considerado de baixo risco, e não apresenta complicações para o paciente.

Quando a endoscopia digestiva alta é indicada?

É um exame que serve para avaliar sintomas tais como: dor abdominal, azia, vómitos, dificuldade em engolir, etc. É também o exame indicado para identificar a causa de uma hemorragia digestiva; para detectar inflamação do estômago (gastrite), úlceras e tumores do esófago, estômago e duodeno.

Como ler o resultado do exame de endoscopia?

Ele pode indicar quais doenças? O esôfago, estômago e duodeno devem apresentar uma cor rosada e textura suave e uniforme. Não deve haver nenhum sangramento, tumores, úlceras ou inflamação - qualquer alteração dessa ordem será analisada.

É perigoso fazer endoscopia durante a pandemia?

A realização dos procedimentos endoscópicos, na atual situação, em pacientes com doença crônica do TGI, com exacerbação ou crise podem ser realizadas com cautela, assim como em paciente com acometimentos agudos, como hemorragia digestiva com repercussão clínica.

Quais são as dúvidas sobre endoscopia?

  • A seguir, veja a resposta para todas as suas dúvidas sobre endoscopia: O que é endoscopia?

Como a endoscopia pode detectar alterações no estômago?

  • A endoscopia pode, entre outras coisas, detectar alterações no estômago. Foto: Gustavo Arrais/SAÚDE é Vital Em termos médicos, a endoscopia se refere a uma técnica que, por meio de um tubo flexível bem fininho com uma câmera em sua extremidade, investiga ao vivo imagens das cavidades ocas do corpo.

Qual a contraindicação para a endoscopia?

  • Tem alguma contraindicação? Não existem contraindicações muito severas para a endoscopia, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em pessoas que tem problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, além de pacientes com alergia a medicações. Se você estiver em qualquer uma dessas situações, deve avisar o médico antes de marcar o exame.

Será que a endoscopia dói?

  • A endoscopia dói? A questão principal que assusta os pacientes tem uma resposta bastante simples: não! A endoscopia é um exame completamente indolor, especialmente porque o paciente está normalmente sedado e com anestesia. Existe algum risco para o paciente?

Postagens relacionadas: