Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Na teoria curricular pós-crítica existe uma continuidade do currículo crítico, porém com avanços em que além do aluno manter constante diálogo com o professor e com o grupo, precisa desenvolver autonomia no seu processo formativo, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento, segundo Eyng (2007), essa concepção ...

O que é teorias tradicionais do currículo?

As teorias tradicionais de currículo são baseadas em modelos tradicionais cuja discussão não visam problematizar as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da Page 5 vida social na sua relação com a construção do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.

Quais são os representantes da teoria pós crítica do currículo?

Dentre eles, Morgado (2005), Garcia e Moreira (2006), Eyng (2007), Silva (2007), Gomes (2007) e Imbernón (2002, 2013), Gatti, Barreto e André (2011). Para tanto, início apontando as características do currículo tradicional ao pós-crítico, buscando refletir sobre suas especificidades e influências no campo educacional.

O que é o currículo na perspectiva crítica da educação?

O currículo é muito mais do que um documento dizendo a respeito da forma em que os professores devem atuar, suas metas e perspectivas, ele é tudo que influencia sobre a educação dos alunos, desde o ambiente até a lógica social onde esta inserido.

O que é o currículo pós crítico?

Enquanto o currículo tradicional busca a estabilidade, o currículo pós-crítico pede mudanças, um movimento que deve ser feito tanto por professores como por alunos, uma reconstrução de saberes e de vivências.

Quando se pode dizer que se tem uma teoria do currículo?

A teoria é uma representação, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede. Assim, para já entrar no nosso tema, uma teoria do currículo começaria por supor que existe, "lá fora". Esperando para ser descoberta, descrita e explicada, uma coisa chamada "currículo".

Qual a função da teoria curricular?

Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos. Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social.

O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.

Quais as principais características das teorias tradicionais de currículo?

Teorias do currículo

  • Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização.
  • Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder.

Postagens relacionadas: