Qual é o equipamento utilizado na Zona 0?

Qual é o equipamento utilizado na Zona 0?

Qual é o equipamento utilizado na Zona 0?

É comum exemplificar a ZONA 0 a parte interna de um tanque de armazenamento de liquido inflamável, onde na parte superior do liquido existe altíssima probabilidade de formação de mistura inflamável. Geralmente essa condição é obtida com tanque de tetos fixos, que formam essa “câmara de mistura inflamável”.

Que características são necessárias para a classificação de áreas?

Todo equipamento para áreas classificadas possui classificação Ex (atmosfera explosiva), para indicar com área classificada está apto para ser instalado....Para uma explosão ocorrer, são necessários 3 componentes:

  • A substância inflamável (gás, poeira, vapor, etc.)
  • Oxigênio.
  • Fonte de ignição (uma faísca, por exemplo)

O que é área classificada NR 20?

De acordo com o glossário da NR-20 (e também resumidamente citado na NR-10), áreas classificadas são áreas (locais, espaços, compartimentos e afins) nos quais uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de ...

Qual a classificação das atmosferas explosivas?

zona 0 — lugar de formação contínua ou prolongada de mistura explosiva; zona 1 — ambiente de formação de mistura explosiva com probabilidade de explosão em condições normais de uso de equipamentos; zona 2 — área com pouca probabilidade de formação de mistura explosiva.

Quais proteções podem ser utilizadas em equipamentos elétricos instalados em zona 0?

Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.

O que é equipamento EXD?

Os materiais “à prova de explosão” conhecidos pela marcação “Ex d” são os que costumam gerar mais curiosidade em relação ao seu funcionamento. Esta proteção foi uma das pioneiras no setor de áreas classificadas. ... Quando a ignição acontece, o equipamento tem literalmente uma explosão na parte interna.

Como definir se uma área é classificada?

As áreas classificadas apresentam três diferentes graus de risco:

  1. Grau contínuo: Riscos constantes ou por longos períodos.
  2. Grau primário: Riscos sazonais em condições normais de trabalho.
  3. Grau secundário: Risco em condições atípicas e por curtos períodos.

Qual NR trata de área classificada?

As NR-10 e NR-33 ratificam que para atividades em área classificada é necessário documentação comprovatória da qualificação, habilitação, capacitação e autorização dos trabalhadores .

O que é uma área classificada?

Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.

Como são classificadas as áreas classificadas?

As áreas classificadas são divididas em zonas que vão de 0 a 2 (para gases e vapores) e de 20 a 22 (para poeiras e fibras). Essas codificações diferenciam as áreas classificadas, no que diz respeito à natureza e frequência.

Quais são os tipos de zoneamento?

  • Para facilitar a Classificação das Áreas de riscos, são usados dois tipos de zoneamento. O primeiro zoneamento é usado para estabelecimentos que trabalhem com atividades de Gases e Vapores.

Quais são as áreas classificadas?

  • Áreas classificadas são assim chamadas por apresentarem riscos de explosões em condições normais e/ou anormais de uso. O risco pode ser representado por gases ou poeiras combustíveis. As partículas de poeira ou o gás sempre presente

Por que as zonas são divididas?

  • As zonas são divididas em: Zona 0, Zona 1 e Zona 2 (para locais com gases e vapores inflamáveis ou combustíveis).

Quais são as áreas classificadas na NR-20?

  • De acordo com o glossário da NR-20 (e também resumidamente citado na NR-10), áreas classificadas são áreas (locais, espaços, compartimentos e afins) nos quais uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.

Postagens relacionadas: