O que é vítima de latrocínio?

Índice

O que é vítima de latrocínio?

O que é vítima de latrocínio?

O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam.

Qual a diferença de roubo para latrocínio?

O latrocínio é um crime contra o patrimônio, não contra a vida, apesar da possibilidade do resultado morte, previsto no inciso II,do § 3º, do art. 157 do CP. Resumidamente: o latrocínio é o roubo com o resultado morte. ... O resultado morte pode concretizar-se tanto antes quanto depois da subtração da coisa alheia móvel.

Porque dizer que latrocínio não é crime contra a vida?

O fato de haver morte não faz do latrocínio crime contra a vida, mas sim crime contra o patrimônio com resultado morte, já que a finalidade do agente é a subtração de bens mediante o emprego de violência, do qual decorre o óbito da vítima ou de terceira pessoa que não o co-autor.

Quando ocorre a tentativa de latrocínio?

“Nesta Corte, prevalece o entendimento de que o crime de latrocínio tentado se caracteriza quando, independentemente da natureza das lesões sofridas pela vítima, há dolo de roubar e de matar, e o resultado agravador somente não ocorre por circunstâncias alheias à vontade do agente. ...

Quais as condutas delitivas que demonstram o crime de latrocínio?

O crime de latrocínio, ainda que não previsto expressamente com esse nomem juris por nosso legislador, está tipificado no artigo 157, § 3º, do CP e pode ser entendido como sendo a conduta em que o agente subtrai bens da vítima valendo-se de violência real (vis corporalis), da qual resulta a morte do ofendido.

O que pode ser considerado roubo ou furto?

Roubo ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. ... O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.

Qual a diferença de roubo?

No furto, não há episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado (sinônimo de assalto).

Qual o significado de latrocínio?

  • O significado de Latrocínio é a ação de roubar à mão armada, podendo também ser definido como a ação de extorsão violenta.

Qual a origem do crime de latrocínio?

  • Voltando ao caso apresentado, constata-se que após as agressões físicas contra a vítima, que foram a causa da morte, os agente se evadiram do local dos fatos na posse do bem subtraído, o que pode configurar a prática do crime de latrocínio. Nesse entendimento, colhe-se o julgado TAMG - RT 751/677:

Qual a diferença entre latrocínio e homicídio?

  • A diferença entre latrocínio e homicídioé que no caso do latrocínio existe o dolo (intenção) de matar alguém para roubar alguma coisa. O objetivo principal é a apropriação do patrimônio da vítima. Latrocínio tentado e consumado O latrocínio pode ser tentado ou consumado.

Por que o latrocínio será julgado pelo júri?

  • Justamente, por se tratar de crime patrimonial, jamais será julgado pelo Tribunal do Júri, cuja função é julgar somente os crimes dolosos contra a vida (salvo, evidentemente, se o latrocínio for conexo com um delito autônomo de homicídio, oportunidade em que o agente se verá julgado pelo Tribunal Popular).

Postagens relacionadas: