O que são as válvulas do motor?

Índice

O que são as válvulas do motor?

O que são as válvulas do motor?

Elas são dispositivos que controlam a entrada e saída de gases dentro dos cilindros que fazem o motor ligar. Cada cilindro do motor possui duas válvulas: uma é a de admissão, por onde os gases entram. Após isso, acontece a combustão e, em seguida, esses gases são liberados através da outra válvula, a de escape.

O que é o motor 16V?

A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. ... Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.

Como saber se o motor é 8V ou 16V?

Vimos que os automóveis geralmente tem seu motor denominado pelo número de válvulas, portanto, um carro com 4 cilindros e 2 válvulas= 8V, 4 cilindros e 4 válvulas = 16V. Agora outro com 6 cilindros e 4 válvulas= 24V, e assim por diante.

Como saber se o carro e 12 válvulas?

As válvulas de maior diâmetro correspondem as válvulas de admissão enquanto as válvulas de menor diâmetro correspondem as válvulas de exaustão. Motores de 3 e 6 cilindros possuem 12 válvulas, os motores mais compactos possuem 4 válvulas por cilindro, enquanto o motor mais robusto possui apenas 2 por cilindro.

O que é o comando de válvulas faz?

Como o próprio nome diz, o comando de válvulas comanda a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escapamento. As de admissão são as responsáveis por permitir a entrada da mistura ar/combustível no cilindro (ou câmara de combustão).

O que é válvula de escape de carro?

Uma válvula de escape se encontra na cabeça do cilindro de um motor de combustão interna. Este dispositivo instalado em um motor de combustão interna visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de determinados gases nos cilindros do motor.

Qual é o melhor motor 8V ou 16V?

Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas. ... Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V.

Qual motor é mais econômico 8V ou 16V?

Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor. Ou seja, gasta menos combustível do que o de 16 válvulas. Já o motor 16 válvulas é mais indicado pra quem pega a estradam com frequência.

Qual carro tem 20 válvulas?

Motor de 20V é silencioso, mas nega fogo Na pista de teste da Fiat, em Betim (MG), o maior destaque do Marea -seu motor de 1.997,5 centímetros cúbicos, cinco cilindros e 20 válvulas- mostrou muitas virtudes e poucas carências.

Como funcionam as válvulas em um motor a quatro tempos?

  • Num motor a quatro tempos cada válvula abre e fecha durante cada duas voltas da cambota ou virabrequim do motor. Em um motor a 6.000 rpm, portanto, as válvulas são atuadas 3.000 vezes por minuto, ou 50 vezes por segundo.

Quais são as válvulas do carro?

  • As válvulas são componentes do motor que se abrem e se fecham conforme o ciclo do motor (admissão, compressão, combustão e exaustão). Quando o automóvel possui 16 válvulas, por exemplo, oito são de admissão e oito de escape em um carro de 4 cilindros. Em um carro de 6 cilindros seriam 24 válvulas.

Como funcionam as válvulas?

  • As válvulas são dispositivos confeccionados em aço especial, que têm seu acionamento determinado pelos cames (ressaltos) do (s) eixo (s) de comando (s). A rotação do eixo promove o abrir e fechar das válvulas: em outras palavras, o controle de entrada da mistura ar/combustível na câmara de combustão do motor e a saída dos gases queimados.

Qual o número de válvulas de um automóvel?

  • Os automóveis são por vezes identificados pelo número total de válvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis válvulas" (16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 válvulas denomina-se um 24V. Cabeça do motor desmontada, mostrando as válvulas.

Postagens relacionadas: