O que é ágio na aquisição de investimentos?

Índice

O que é ágio na aquisição de investimentos?

O que é ágio na aquisição de investimentos?

O ágio na aquisição do investimento fica caracterizado quando o custo de aquisição é SUPERIOR ao valor da participação no Patrimônio Líquido da investida na época da aquisição.

O que é o ágio na contabilidade?

Nos termos da legislação fiscal, portanto, entende-se por ágio o valor pago na aquisição do investimento além do valor do patrimônio líquido da coligada ou controlada que se está adquirindo.

Como contabilizar o ágio?

  1. a) quando o custo de aquisição for superior ao valor do patrimônio líquido, a diferença deverá ser contabilizada como ágio no investimento;
  2. b) quando o custo de aquisição for inferior ao valor do patrimônio líquido, a diferença deverá ser contabilizada como deságio no investimento.

O que é Desagiado?

É a aplicação do deságio, ou seja, diferença entre a quantidade de dinheiro paga e o preço nominal/valor de face do ativo. Isso acontece quando o valor pago é menor no momento da aquisição.

O que é amortização do ágio?

A amortização do ágio corresponde à possibilidade das empresas que pagaram o valor excedente, numa situação de aquisição e investimento em outra empresa, recuperarem parte do sobrepreço pago.

Quando baixar o ágio?

Há situações nas quais é possível amortizar o valor do ágio no balanço da apuração de lucro real, nos levantamentos feitos após aquisição, fusão ou cisão. No caso do ágio reverso, deve-se baixar seu saldo se, durante a aplicação do CPC 01, for identificada redução no valor recuperável dos ativos (Impairment).

O que é ágio e deságio contabilidade?

O ágio é a diferença excedente entre o valor inicial e o valor final. O deságio de títulos é uma operação conhecida no mercado financeiro que, muitas vezes, é confundida com uma operação de títulos. Para cálculo de uma operação de deságio de um fluxo de recebíveis devemos realizar o cálculo do deságio título a título.

Como funciona amortização de ágio?

AMORTIZAÇÃO DO ÁGIO - DEDUTIBILIDADE - A pessoa jurídica que, em virtude de incorporação, fusão ou cisão, absorver patrimônio de outra que dela detenha participação societária adquirida com ágio, poderá amortizar o valor do ágio, cujo fundamento seja o de expectativa de rentabilidade futura, nos balanços ...

Quais são as formas de aproveitamento do ágio?

  • Foram consolidadas as seguintes formas de dedução no aproveitamento do ágio nas operações societárias: ágio fundado no valor de mercado nos bens da investidas, ágio fundado em intangíveis ou outras razões econômicas e ágio fundado em rentabilidade futura (goodwill).

Como se trata o valor do ágio na contabilidade?

  • No entanto, com o Decreto-Lei 1.598/77, o próprio legislador tributário passou a tratar do assunto, precluindo soluções advindas puramente da contabilidade. Como resultado, estabeleceu-se a obrigatoriedade de se destacar o valor do ágio como subconta do valor do investimento, quando este fosse sujeito à avaliação pelo MEP.

Como o ágio funciona na prática?

  • O ágio tem impacto direto nos investimentos e, portanto, deve ser um conceito analisado por quem faz aplicações financeiras, independentemente do tipo de investimento realizado. Para melhor a compreensão sobre o assunto, veja abaixo um exemplo de como o ágio funciona na prática.

Qual a diferença entre o ágio e o valor final?

  • No fim das contas, o item é vendido com preço acima do valor definido previamente. A diferença excedente entre o valor inicial e o valor final consiste no ágio. Conforme você acabou de ver, o ágio é a diferença de valor excedente quando uma mercadoria ou ativo é comprado acima do valor de mercado.

Postagens relacionadas: