Qual é o papel da vírgula?

Índice

Qual é o papel da vírgula?

Qual é o papel da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

O que é vírgula em português?

Vírgula ( , ) A vírgula indica uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período. Geralmente é usada: - Nas datas, para separar o nome da localidade.

Qual a função da vírgula em o problema?

A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra regal, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou. Exemplo: Objetivos, conteúdo, método e recursos didáticos compõem um plano. Truque: Se você estiver listando várias coisas, vai precisar usar vírgula!

Qual a função da vírgula em o problema disse o aluno?

Separar um vocativo. Separar termos. Qual a função da vírgula em: O problema, disse o a...

Quando usar vírgula resumo?

Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração): Era uma bela modelo segura, bonita, elegante. Levamos uvas, maças, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar. Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo: Eles querem comida; nós, arte.

Quando usar a vírgula?

  • Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Quem é o autor da vírgula?

  • “Na linguagem escrita é o leitor; na fala, o ouvinte.” “Nas sociedades anônimas ou limitadas existem problemas: nestas, porque a incidência de impostos é maior; naquelas, porque as responsabilidades são gerais.” C) No uso excessivo da vírgula em um período longo.

Qual a diferença entre ponto e vírgula?

  • Uma coisa é fácil de constatar: ele sugere uma pausa longa, ou seja, é intermediário entre a vírgula (pequena pausa) e o ponto (pausa final). É interessante notar que não há uma regra que obrigue o uso do ponto e vírgula.

Como usar a vírgula no início da frase?

  • Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Postagens relacionadas: