O que é álcool 70 INPM?

Índice

O que é álcool 70 INPM?

O que é álcool 70 INPM?

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.

Qual a utilização do álcool etílico 70 INPM?

O álcool a 70% na forma líquida é registrado na Anvisa como medicamento e é utilizado na antissepsia da pele para realização de punções venosas. O álcool em gel é utilizado para higienização das mãos, possui emolientes para evitar ressecamento da pele e é registrado na Anvisa como cosmético.

Quais são as propriedades do alcool 70?

  • O Alcool 70 possui propriedades microbicidas extremamente eficazes para eliminar microrganismos mais frequentemente em infecções, sendo muito importante na realização de ações simples de prevenção como antissépticos das mãos, a desinfecção do ambiente e artigos médico-hospitalares, pois possui grande ativo para atividade bactericida.

Quais são as principais características do álcool 70%?

  • Suas principais características são que, em sua estrutura, apresenta conjuntos de hidroxilas associados a alguns carbonos saturados, além de ser extremamente inflamável, o álcool 70% por exemplo, é mais usado para álcool limpeza, esterilização e higienização de superfícies, matérias e aparelhos e também pode ser encontrado em forma de gel.

Qual é a quantidade de álcool avaliada?

  • A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa. O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Qual a porcentagem de álcool em massa?

  • Grau INPM diz a porcentagem de álcool em massa, ou seja, se o álcool é 46,2 °INPM significa que cada kilograma desse álcool contém 462 gramas de álcool puro e 538 gramas de água. Grau GL é a porcentagem de álcool em volume, ou seja, cada litro desse álcool 54 °GL terá 540 ml de álcool puro e 460 ml de água.

Postagens relacionadas: