O que são as virtudes éticas na teoria de Aristóteles?

Índice

O que são as virtudes éticas na teoria de Aristóteles?

O que são as virtudes éticas na teoria de Aristóteles?

Entre as virtudes morais podemos destacar algumas que são de suma importância para a ética. São elas as seguintes: A coragem, a temperança, a liberalidade, a magnificência, o justo orgulho, a calma, a veracidade, a espirituosidade, a modéstia, a justa indignação e a justiça.

O que Aristóteles fala sobre a ética?

A ética de Aristóteles (3 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. ... Para Aristóteles, a felicidade é o sumo bem, o objetivo último das ações humanas.

Como Aristóteles define a sensatez?

Em primeiro lugar porque Aristóteles nos diz: [...] a sensatez diz respeito à justiça, à beleza, à bondade para o Humano, são estes mesmos os fins em vista dos quais o homem de bem deve realizar suas ações (E.N. 2009, VI, 12, 1137 a 23 – 24).

Qual a maior de todas as virtudes Segundo Aristóteles?

A virtude é encontrar, pelo uso da razão, o meio-termo entre esses extremos, que Aristóteles chamou de justo meio. ... A maior de todas as virtudes, diz Aristóteles, é a justiça. Sua força sobre as demais consiste em sua perfeição, porque quem é justo projeta-se mais para o outro do que para si mesmo.

Quais as principais características da ética de Aristóteles?

A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia). ... Uma atividade conforme a razão – realização do que há de mais característico do ser humano – e a virtude (ARISTÓTELES, 1987, Livro I).

O que é moral e ética para Aristóteles?

O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos.

O que é a Phrónesis para Aristóteles?

A frônese (do grego antigo: φρόνησις, translit. phrónesis), na ética aristotélica (ver, por exemplo, o Livro IV da Ética a Nicómaco), distingue-se de outras palavras com que se designa a sabedoria por ser a virtude do pensamento prático, sendo traduzida habitualmente como sabedoria prática.

Quais são as virtudes de Aristóteles?

  • Quais são as virtudes de acordo com Aristóteles? Coragem: o ponto médio entre a covardia e a temeridade. O corajoso pessoa está consciente do perigo, mas vai de qualquer maneira. Temperança: a virtude entre o excesso de indulgência e de insensibilidade.

Qual a ética das virtudes?

  • A Ética das virtudes é a ética aristotélica, cujo princípio máximo é o da eudaimonia. Basicamente, a ética aristotélica, leia-se a ética das virtudes , possui como seu principal objeto de estudo delimitar o que é "bem" e qual a o seu significado.

Qual a diferença entre a virtude intelectual e a ética?

  • Quanto às demais hipóteses, Aristóteles considera que é necessário distinguir a virtude intelectual (também chamada dianoética) e a virtude ética (EN, II, 1, 1103a): (...)

Quem é Aristóteles?

  • O filósofo grego Aristóteles, nascido em 384 a.c. foi um dos personagens mais influentes na cultura da civilização ocidental. Uma de suas obras clássicas foi Ética a Nicômaco onde aborda o que muitos consideram a fundação da ética. A ideia central da obra é de que o caminho para uma vida de bem-estar e felicidade, ]

Postagens relacionadas: