O que significa Anisocitose no exame de sangue?

Índice

O que significa Anisocitose no exame de sangue?

O que significa Anisocitose no exame de sangue?

Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias.

O que pode ser Anisocitose discreta?

Anisocitose é um termo médico que significa que os glóbulos vermelhos do paciente são de tamanho desigual. Isso é comumente encontrado em anemia e outras doenças do sangue.

O que é no exame de sangue RDW?

Essa expressão, é observada no hemograma automatizado através de dois parâmetros: RDW-CV (Amplitude de Distribuição dos Eritrócitos medido como Coeficiente de Variação) e RDW-SD (o mesmo sendo medido como Desvio Padrão), que são calculados a partir do volume corpuscular médio (VCM), que representa a média do tamanho ...

O que significa o índice RDW?

A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.

O que é Anisocitose no hemograma?

Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias.

Quando o resultado do RDW é alterado?

  • Quando o resultado do RDW se encontra alterado, é possível desconfiar de algumas situações, como anemia, diabetes ou problemas hepáticos, cujo diagnóstico deve ser feito a partir da análise do hemograma completo e de exames bioquímicos. Veja como ler os outros valores do exame de hemograma.

Qual a sigla da RDW?

  • A sigla RDW (Red Cell Distribution Width) é um índice que indica a anisocitose (desigualdade no tamanho) de hemácias, representando a percentagem dos valores obtidos.

Quais são os valores de referência do RDW?

  • Os valores de referência do RDW são 11,5% - 14,5%. Uma alteração nesses valores pode ser provocada por abuso de álcool, anemia causada pela deficiência de ácido fólico, anemia hemolítica, anemia ferropriva, anemia perniciosa, anemia falciforme ou pela substância química conhecida como eritropoetina. Microcitose e Macrocitose

Por que a microcitose é causada?

  • A microcitose pode ser causada por anemia provocada por doenças crônicas (doenças renais e hepáticas), perdas insensíveis de sangue, deficiência de ferro (anemia ferropriva), deficiência de folato, tabagismo ou síndromes talassêmicas. Quando o VCM é um valor alto, e o RDW está normal, ocorre a macrocitose homogênea.

Postagens relacionadas: