O que um útero Retrovertido pode causar?

Índice

O que um útero Retrovertido pode causar?

O que um útero Retrovertido pode causar?

O útero na posição invertida não causa infertilidade e não dificulta a fecundação e nem a continuidade da gravidez. No entanto, durante a gravidez o útero invertido pode causar incontinência, dores nas costas e para urinar ou evacuar, mas, não é comum que cause complicações na gestação e nem no parto.

Será que o útero invertido é voltado para trás?

  • O útero invertido, também chamado de útero retrovertido, é uma diferença anatômica em que o órgão é formado para trás, em direção às costas e não voltado para frente como é normalmente. Neste caso também é comum que os outros órgãos do sistema reprodutor como os ovários e trompas também estejam voltados para trás.

Como o útero está voltado para trás do corpo?

  • Mas, como o útero retrovertido está voltado para a parte de trás do corpo, algumas mulheres podem sentir desconfortos. “Especialmente sintomas intestinais, como dificuldades e dor para evacuar ou urinar“, aponta José Carlos. Nessas situações excepcionais, há cirurgias que corrigem o problema.

Como pode ser diagnosticada a retroversão uterina?

  • A retroversão uterina pode ser diagnosticada ocasionalmente no exame ginecológico numa consulta de rotina, sem nunca ter causado nenhuma alteração. No entanto, uma vez levantada a hipótese de útero retroflexo, a ultrassonografia transvaginal é um exame útil que deve ser recomendado para confirmar o diagnóstico.

Qual a posição do útero retrovertido?

  • Trata-se da posição anatômica do útero na pelve, sendo portanto uma condição considerada normal. O útero retrovertido passa a ser considerado patológico quando a fixação do útero nessa posição ocorre devido a um processo inflamatório ou a uma infecção genital.

Postagens relacionadas: