Como classificar área explosiva?

Índice

Como classificar área explosiva?

Como classificar área explosiva?

Entenda o que é a classificação de área explosiva

  1. zona 0 — lugar de formação contínua ou prolongada de mistura explosiva;
  2. zona 1 — ambiente de formação de mistura explosiva com probabilidade de explosão em condições normais de uso de equipamentos;
  3. zona 2 — área com pouca probabilidade de formação de mistura explosiva.

O que são grupos IIA IIB e IIC para classificação de áreas?

O grupo II é subdividido em: IIA, um gás representativo é o propano. IIB, um gás representativo é o etileno. IIC, um gás representativo é o hidrogênio.

Qual é a proteção que só pode ser usada na Zona 2?

Tipos de proteção para uso em zona 2 Embora os tipos de proteção já descritos possibilitem o uso de instrumentos elétricos (sensores) nas zonas 0, 1 e 2, os instrumentos elétricos com proteção tipo Ex nA “equipamento que não produz faíscas” são adequados apenas para uso em zona 2.

O que é controle da mistura explosiva?

1.A Controle da mistura explosiva Esta técnica implica no controle da presença, quantidade ou concentração de qualquer um dos componentes da mistura, ou na adição de outros componentes.

Quais são os grupos de substância utilizados na IEC?

A Norma IEC existem 2 grupos:

  • GRUPO I Substâncias encontradas em minas subterrâneas (Grisu)
  • GRUPO II Substâncias encontradas em indústrias de superfície, sendo.
  • Grupo IIA.
  • Grupo IIB.
  • Grupo IIC.
  • ABNT/IEC.
  • Grupo.
  • Propano.

Como classificar zonas ATEX?

Dentro do sistema ATEX, locais perigosos também são classificados em zonas definidas pela frequência de ocorrência. A Zona 0 classifica áreas com risco constante ou frequente de explosão, enquanto a Zona 1 opera com um risco ocasional. A Zona 2 inclui locais onde o perigo geralmente não ocorre ou é muito breve.

Qual nível de proteção e tipos de proteção de equipamento elétrico são recomendados para zona 1?

IP40 O grau de proteção mínimo que é admitido para esse tipo de equipamento é IP40. Os dispositivos de proteção e o conjunto de dutos devem formar um sistema fechado a fim de que não haja escapamento para o meio externo de arcos, centelhas ou partículas incandescentes de dentro do invólucro.

Qual é o equipamento utilizado na Zona Zero?

É comum exemplificar a ZONA 0 a parte interna de um tanque de armazenamento de liquido inflamável, onde na parte superior do liquido existe altíssima probabilidade de formação de mistura inflamável. Geralmente essa condição é obtida com tanque de tetos fixos, que formam essa “câmara de mistura inflamável”.

Postagens relacionadas: