O que significa as letras da cifra?

Índice

O que significa as letras da cifra?

O que significa as letras da cifra?

Cifra são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. ... Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.

Porque as notas são representadas por letras?

As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais ♯ (em inglês: sharp, "sustenido") e ♭ (em inglês: flat, "bemol") para representar as alterações cromáticas dessas notas.

Qual o nome do acorde?

  • Numa cifra, o acorde acaba tendo o mesmo nome que tem a nota de 1° grau (fundamental) do acorde. Podemos citar como exemplo o acorde composto pelas 3 notas (tríade) C, E, e G, que se chama Dó (C). Quando dizemos que vamos “cifrar” uma canção, é o mesmo que escrever os seus acordes na mesma ordem que os mesmos aparecem na música.

Qual a simbologia do acorde?

  • Veja aqui uma lista da simbologia e o seu significado. Vamos lá, na tabela encontra o símbolo, o significado do acorde e um exemplo. Então um M por exemplo é o símbolo perto do acorde, que significa Maior, então CM seria Dó maior… 5+ ou 5ecc. ou (#5) ou 5exc. 7 (5+) ou 7/5ecc. ou 7/5aug.

Quais são os acordes musicais?

  • Os acordes formados por três notas musicais distintas são as denominados tríades, classificados conforme a qualidade: em maiores, menores. aumentadas e, diminutas; notas ainda podem ser adicionadas para formar acordes de sétima, acordes estendidos, ou acordes com nota adicionada.

Quais são as notas do acorde de mi?

  • O acorde de Mi terá as notas E, G e B e assim por diante. O que vai diferenciar um acorde do outro são as distâncias em tons entre as suas notas e essa distância pode variar de acordo com os sustenidos e bemois. Se da Tônica até a terça tivermos 2 tons, e da terça até a quinta 1 ½ tom dizemos que o acorde é maior.

Postagens relacionadas: