O que é densitometria do corpo inteiro?

O que é densitometria do corpo inteiro?

O que é densitometria do corpo inteiro?

A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).

Para que serve a densitometria óssea de corpo inteiro?

A principal serventia da densitometria óssea é justamente detectar mudanças na composição de seus ossos e diagnosticar (ou não) o paciente com condições como a osteoporose.

Como é feito o exame de densitometria de corpo inteiro?

A Densitometria de Corpo Inteiro é realizada em um aparelho aberto, que utiliza doses baixíssimas de radiação, e dura poucos minutos. O paciente fica deitado em decúbito dorsal, devendo estar preferencialmente em jejum e com a bexiga vazia.

Como é feito o DEXA?

O exame de composição corporal, conhecido com DEXA, é realizado pelo mesmo equipamento da densitometria óssea. O exame também é feito pela técnica por emissão de raios-x de dupla energia (DXA).

Qual parte do corpo faz densitometria óssea?

A Densitometria Óssea pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas duas regiões (Coluna Lombar e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância.

O que é densitometria total?

A densitometria corporal total é considerado o exame mais completo para avaliação da massa corporal. Este exame mede a densidade dos músculos, gordura, ossos e água do corpo inteiro.

Qual a função do exame de densitometria óssea?

A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão.

Quanto custa fazer um exame de densitometria óssea?

O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.

Qual exame detecta perda de massa muscular?

Quando realizada no corpo inteiro, a densitometria é um exame capaz de identificar o percentual de músculos, gordura, ossos e água em nosso organismo. Com isso, é possível avaliar, por exemplo, se uma dieta ou rotina de exercícios está trazendo os resultados esperados para a perda de gordura ou ganho de massa muscular.

O que é o exame de DEXA?

Densitometria óssea, também conhecida como absormetria de ráios-x de dupla energia (DEXA ou DXA), é um método de imagem que utiliza tecnologia de raios-x para medir a perda mineral óssea. DXA é estabelecida como o método padrão para medir a perda mineral óssea hoje em dia (BMD).

Qual é a densitometria do corpo total?

  • A Densitometria Óssea do Corpo Inteiro, também conhecida como Densitometria Óssea do Corpo Total, é um exame realizado para avaliar de forma completa toda a composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea), por meio do uso de uma dose mínima e controlada de radiação.

Como fazer a densitometria óssea de corpo inteiro?

  • - Tomocenter - Clínica de Imagem - Medicina Diagnóstica - BH/MG Densitometria Óssea de Corpo Inteiro: Saiba quando fazer este exame. A Densitometria Óssea é um procedimento frequentemente utilizado para diagnosticar doenças que podem afetar os ossos, como Osteoporose e Osteopenia.

Quais são os defeitos da densitometria?

  • TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) O teste de densitometria óssea deverá ser feito em pelo menos dois ossos diferentes, de preferência o quadril e coluna vertebral. No caso das crianças, é feito o scanner do corpo inteiro e coluna. A densitometria óssea não causa dor.

Como funciona a técnica de densitometria?

  • A utilização da técnica de densitometria por dupla emissão de raios-x na avaliação da composição corporal, possibilita medir tanto a massa óssea quanto todo conteúdo corporal de gordura e massa magra. São emitidos dois tipos de radiação que examinam o corpo: uma é absorvida pelo osso, e a outra pelos tecidos moles, como músculo e gordura.

Postagens relacionadas: