O que é desídia no direito do trabalho?

Índice

O que é desídia no direito do trabalho?

O que é desídia no direito do trabalho?

É a ociosidade, indolência, preguiça, desleixo. Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.

O que é a desídia no desempenho das respectivas funções?

O que significa desídia perante o direito do trabalho? Desídia no desempenho das respectivas funções está relacionada à negligência, imprudência ou imperícia. Refere-se, também, à reiteração de faltas leves (negligência ou displicência no cumprimento das obrigações funcionais).

O que é Desisia?

substantivo feminino Tendência para se esquivar de qualquer esforço físico e moral. Ausência de atenção ou cuidado; negligência. Parte da culpa que se fundamenta no desleixo do desenvolvimento de uma determinada função.

Qual a consequência da desídia no local de trabalho?

  • A desídia no local de trabalho leva à diminuição da produtividade, o que pode causar grandes reveses no resultado financeiro de uma empresa.

Qual a causa da desídia no contrato de trabalho?

  • A desídia está elencada como motivo de dispensa por justa causa na alínea “e” do art. 482, da CLT: “ Art. 482 – Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: […] e) desídia no desempenho das respectivas funções ”.

Por que os funcionários demonstram desídia no trabalho?

  • Os funcionários que demonstram a desídia no trabalho podem fazê-lo porque as tarefas diárias não são satisfatórias, o ambiente se presta ao desinteresse, a gerência não define metas ou porque o desempenho do funcionário não é atendido com recompensa.

Qual o significado de desídia?

  • Qual o significado de desídia? Desídia, de acordo com a definição do Google, significa disposição para evitar qualquer esforço físico ou moral. Significa indolência, ociosidade, preguiça. Pode também significar falta de atenção, de zelo; desleixo, incúria, negligência.

Postagens relacionadas: