O que é tessitura do conhecimento?

Índice

O que é tessitura do conhecimento?

O que é tessitura do conhecimento?

O termo 'tessitura do conhecimento', Page 14 14 utilizado por Alves e Oliveira (2001), vem se interpor à noção anterior de cunho exclusivamente racionalista e cognitivista, permitindo que a compreensão acerca do processo de conhecer no ser humano inclua outras preocupações que comportam o sujeito em sua ...

Qual a diferença entre textura e tessitura musical?

Em música, o termo tessitura (plural tessiture, italiano, significando “textura”, e da mesma palavra em latim: textura) geralmente descreve a extensão mais aceitável e confortável musicalmente para um determinado cantor ou, menos freqüentemente, instrumento musical; a extensão na qual um determinado tipo de voz ...

Como saber a minha tessitura vocal?

Basta realizar um simples teste para ver onde sua voz se encaixa. Existem basicamente seis classificações vocais que, convencionalmente, foram divididas entre vozes masculinas e vozes femininas. Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave).

Qual a origem do termo tessitura?

  • A origem etimológica do termo tessitura encontra-se no vocábulo italiano tessitura. O conceito pode ser aplicado relativamente ao estado de espírito/humor ou à atitude que adopta um indivíduo relativamente a um determinado tema.

Qual a tessitura de uma pessoa?

  • Cada pessoa possui uma diferentes tessitura, a qual necessita se adequar aos tipos de música. Para cada tipo de voz, existe um nome específico. Observe: Como já mencionado, cada pessoa possui um tipo de voz diferente, e dessa forma, algumas pessoas alcançam mais notas do que outras.

Qual a diferença entre a extensão e a tessitura?

  • Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis . Em termos de grafia, a tessitura representa-se pelas notas mais grave e mais aguda ligadas por um hifen, com a indicação numérica da oitava a que pertencem.

Qual a abrangência da tessitura?

  • A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor que a extensão. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis .

Postagens relacionadas: